Dom Lauro: 4º bispo de Colatina

3 fevereiro, 2022

Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa tomou posse na manhã de ontem (02) como o quarto bispo da Diocese de Colatina. Em uma data muito simbólica – dia em que a Igreja celebrou a Apresentação do Senhor – uma missa foi realizada na Catedral do Sagrado Coração de Jesus, em Colatina (e teve a presença de cerca de 450 pessoas, metade da capacidade do templo, para evitar aglomerações diante do atual cenário de pandemia.

Participaram da celebração eucarística leigos, padres, religiosos e religiosas, bispos vindos de diversas dioceses, e autoridades civis e militares. Dom Lauro chegou cedo, atendeu a imprensa, cumprimentou as pessoas presentes e, de forma muito atenta e serena, participou da celebração em que, por meio do arcebispo metropolitano de Vitória, dom Dario Campos, foi empossado e conduzido à cátedra. Para simbolizar o momento, dom Lauro recebeu o báculo, sinal de serviço, das mãos de dom Dario e dom Francisco Barroso Filho, bispo emérito de Oliveira.

“Hoje a Igreja de Colatina recebe e toma posse do seu quarto bispo, pois o episcopado é um serviço e não uma honraria. Claro, estou tomando posse canônica, mas vocês tomam posse da minha vida, do meu ministério. Aqui estou para servir e amar com alegria”, afirmou dom Lauro em sua homilia.

Dom Lauro beija os pés de indígena

Ao final da celebração, o mais novo bispo de Colatina surpreendeu a todos ao beijar os pés do indígena Antônio Carlos, da Aldeia Pau Brasil, de Aracruz, num gesto de humildade, a fim de saudar todo o Povo de Deus.

“Então, querido irmão Antônio Carlos, eu gostaria que você recebesse esse gesto, dirigido a todos os povos originários e a todos os sofridos. Somos chamados a lavar os pés uns dos outros, sermos servidores uns dos outros”, disse dom Lauro antes do gesto.

Dom Décio comemora 25 anos de bispo

No dia 2 de fevereiro, o bispo emérito da Diocese de Colatina e atual reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, dom Décio Sossai Zandonade, celebrou os 25 anos de sua ordenação episcopal. Ele, que participou da missa, foi parabenizado por dom Lauro durante a homilia. No almoço, que aconteceu após a celebração, teve bolo para comemorar e todos cantaram o tradicional “Parabéns pra você”.

Transmissão

A missa foi transmitida pelos meios de comunicação da Diocese de Colatina e retransmitida por diversas outras mídias. Mais de 2 mil pessoas participaram de forma on-line.

Confira alguns registros da Santa Missa:

 

 

Imagens de: Eduardo Romanha e Tobias Gerlin

Texto e Informações: Site da Diocese de Colatina 

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook