Dom Luiz: 80 anos de vida e de batismo

31 maio, 2022

“Eu preciso dizer que estou emocionado”, foi assim que dom Luiz Mancilha Vilela, arcebispo emérito de Vitória, se dirigiu aos seminaristas, padres, bispo auxiliar e arcebispo no início da missa que presidiu hoje, 31 de maio, em Ponta Formosa. O motivo da celebração que também contou com um almoço de confraternização foram os 80 anos de vida completados no dia 6 de maio e também 80 anos de batismo, completados no dia de hoje.

Dom Andherson Franklin, bispo auxiliar de Vitória proferiu a homilia e relacionou três aspectos propostos pelo Evangelho com a história de dom Luiz desde que se tornou bispo. Dom Franklin fez uma homilia testemunhal, pois foi recebido no Seminário, ordenado diácono, ordenado presbítero e enviado para estudar em Roma, por dom Luiz à época bispo de Cachoeiro. 1. Lembrando a pressa de Maria para visitar Isabel, dom Franklin lembrou de dom Luiz chegando a Cachoeiro e querendo dialogar com a cultura, investindo na internet e no rádio, propondo desde então uma Igreja em saída, mesmo que este a frase seja nova, mas a Igreja sempre foi missionária. 2. Em Roma dom Franklin recebeu a visita de dom Luiz e o acompanhou silenciosamente no dia que a transferência para Vitória lhe foi anunciada. Nesse momento dom Franklin destacou a confiança, mesmo sem saber onde o sim o levaria. 3. Maria cantou as maravilhas de Deus e dom Luiz sempre foi alegre e acompanhou a caminhada de dom Franklin com oração em todos os momentos até à ordenação episcopal.

Ao final da missa, pe. Diego Carvalho, representante dos padres, usou da palavra para destacar que a pressa de dom Luiz sempre contagiou, porque a pressa sempre era para oferecer Jesus. Durante essa fala, p. Sandro entregou a dom Luiz uma patena de presente para que ele continue oferecendo Jesus. Dom Dario Campos, arcebispo lembrou de uma frase de dom Luiz referindo-se ao Seminário, quando ele dizia que queria ver no Seminário um grupo de 50 seminaristas. Então dom Dario disse: “dom Luiz de presente para o senhor neste dia, aí estão os seminarista, quase 50”. Na sequência um dos seminaristas agradeceu toda a dedicação de dom Luiz ao Seminário e disse que dom Luiz pode não envelhece porque seu coração está olhando para o alto.

Dom Luiz agradeceu aos padres pela convivência e colaboração, agradeceu dom Dario e dom Franklin e lembrou alguns momentos de sua caminhada em Cachoeiro e na Arquidiocese. Por fim, disse aos seminaristas que sempre os tem no coração.

 

Compartilhe:

VÍDEOS

quarta-feira 7 dezembro
quinta-feira 8 dezembro
sexta-feira 9 dezembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook