Num cenário de incertezas e de grandes mudanças causadas pela crise sanitária vivida pelo mundo, a Igreja se coloca como braço para o auxílio espiritual e social, a fim de contribuir para mitigar o sofrimento dos irmãos mais necessitados.
É diante deste cenário que a Igreja no Brasil renova sua esperança e amorosidade às pessoas que sofrem as consequências sociais da pandemia e convoca a sociedade brasileira para uma Ação Solidária Emergencial que promova gestos concretos de ajuda às famílias em situação de vulnerabilidade diante da pandemia de Coronavírus.
Sabemos que muitas comunidades, paróquias e dioceses realizam muitos trabalhos de promoção da dignidade humana e também ações de solidariedade com pessoas em situação de vulnerabilidade social há muitos anos. Por isso, a Igreja do Brasil convoca todas as pessoas de bom coração, especialmente, suas comunidades eclesiais, para que se somem às iniciativas já em curso ou promovam novas ações de solidariedade nesse momento tão difícil da vida humana.
Lives
A CNBB está promovendo uma série de lives na intenção de favorecer a compreensão do Pacto assinado por várias entidades brasileiras no mês de abril deste ano, diante do avanço da pandemia do novo coronavírus e das exigências que o novo contexto apresentou aos poderes públicos e à sociedade brasileira. Os convidados devem abordar as motivações e atitudes decorrentes da coalizão.
Ainda devem ser aprofundados pontos como a responsabilidade dos brasileiros no momento atual, a promoção do diálogo diante da polarização e os próximos passos do Pacto pela Vida e pelo Brasil.
Próximas Lives
As Lives sobre o Pacto pela Vida e pelo Brasil acontecem todas as terças-feiras às 17h. Elas são transmitidas via Youtube da CNBB e Cáritas e também pelo Twitter e Facebook da CNBB.
15/09: Pontos específicos que nos desafiam no Brasil atual: saúde, economia e atenção aos pobres
Dom Jaime Spengler Dom Mário Antônio da Silva
22/09: Por que devemos ouvir a ciência se temos fé?
Pe. Aníbal Gil Lopes – UFRJ Prof Everthon Oliveira (CEFET-MG)
29/09: Aspectos especificamente políticos do PVB
Dom Walmor de Oliveira Azevedo Pe. Paulo Renato