Economia de Francisco em Assis com o Papa

12 julho, 2022

O Papa  estará presente no evento Economia de Francisco. Leia a matéria publicada no site do Vaticano.
“Rezamos pela saúde do Papa Francisco e continuamos a seguir em frente com ainda mais entusiasmo e força nas atividades de organização do primeiro encontro global presencial em Assis. Estamos trabalhando para acolher jovens de mais de 100 países de todo o mundo – explicam os organizadores, que trabalharam ativamente nestes últimos meses – e aqueles que têm o desejo de contribuir para uma nova época de pensamento e práticas econômicas”.

O Papa Francisco estará em Assis no dia 24 de setembro para o evento The Economy of Francesco (EoF), programado para se realizar de 22 a 24 de setembro de 2022 na cidade seráfica. O Santo Padre expressou com entusiasmo seu desejo de estar presente e encontrar os jovens economistas, empreendedores e agentes de mudança do mundo, que estão envolvidos há três anos na “Economia de Francisco”, o processo desejado pelo próprio Pontífice, para lançar as bases de uma nova economia, mais justa, equa e fraterna.

Nestes anos, o Santo Padre sempre se manteve atualizado sobre as atividades realizadas pelos jovens a quem deu palavras de inspiração e encorajamento em duas mensagens em vídeo por ocasião dos eventos da “Economia de Francisco” que foram realizados on-line em 2020 e 2021, devido à pandemia. Agora a confirmação do encontro presencial em Assis.

“Uma confirmação que nos enche de alegria: somos imensamente gratos ao Santo Padre”, é o comentário da comissão organizadora formada pelo bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino, pelo professor Luigino Bruni, pela presidente do Seráfico de Assis, Francesca Di Maolo, com o patrocínio do Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral (DSSUI).

“Rezamos pela saúde do Papa Francisco e continuamos a seguir em frente com ainda mais entusiasmo e força nas atividades de organização do primeiro encontro global presencial em Assis. Estamos trabalhando para acolher jovens de mais de 100 países de todo o mundo – explicam os organizadores, que têm trabalhado intensamente últimos meses – e aqueles que têm o desejo de contribuir para uma nova época de pensamento e práticas econômicas”.

O programa da visita do Papa prevê a saída às 9h00 do dia 24 do heliporto do Vaticano, o desembarque na praça próxima do Palaeventi e o traslado do Santo Padre de carro para o vizinho teatro Lyrick de Santa Maria degli Angeli.

Ali, ele será recebido por três jovens da “Economia de Francisco”, pelo prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, cardeal Michael Czerny, por Dom Sorrentino, autoridades civis, membros do Comitê Organizador, representantes das famílias franciscanas e da Pro Civitate Christiana.

O Pontífice, às 10h00, chegará ao palco onde, após um momento artístico-cultural, terão lugar as boas-vindas, a apresentação e oito testemunhos de jovens de todo o mundo. O Papa fará então o seu discurso e assinará o Pacto com os jovens da Economia para iniciar a mudança na economia por ele mesmo desejada.

O programa completo dos três dias, que se realizará entre o teatro Lyrick, o Palaeventi em Santa Maria degli Angeli e o centro histórico com algumas conferências, workshops e vilas temáticas, centrar-se-á na coleta das ideias e experiências geradas em todo o mundo nestes três anos de trabalho.

“Haverá espaço – antecipa a comissão organizadora – para momentos de diálogo entre os jovens com figuras de renome internacional, para discutir as suas propostas e continuar a aprofundar os grandes desafios do nosso tempo, a começar pela construção de uma economia de paz. Estará disponível uma área permanente incubadora para ideias-projetos, sessões de networking e workshops temáticos”.

Entre os palestrantes do evento, Vandana Shiva, Jeffrey Sachs, Kate Raworth, Gael Giraud, Sabina Alkire, Helen Alford, Vilson Groh e Stefano Zamagni.

Quem são os jovens da Economia de Francisco?

Os participantes são jovens de todo o mundo que nestes três anos criaram uma verdadeira comunidade que produziu projetos, iniciativas, estudos e materiais de aprofundamento.

A idade média dos participantes da Economia de Francisco é de 28 anos, 30% vêm do mundo dos negócios e outros 30% da pesquisa, enquanto 40% são agentes de mudança (estudantes, movimentos sociais, ONGs).

A maior parte deles é proveniente da Europa (35%) e América Central – do Sul (30%), África (20%), mas Ásia e América do Norte também estarão representadas, de onde virão 8 e 6% dos participantes, respectivamente.

Os jovens de Assis se reunirão nas 12 “aldeias” ou “vilas” temáticas que darão seguimento às virtuais nas quais se trabalhou nestes dois anos de pandemia: Trabalho e cuidado; Gestão e doação; Finanças e humanidade; Agricultura e justiça; Energia e pobreza; Vocação e lucro; Políticas para a felicidade; CO2 da desigualdade; Negócios e Paz; Economia é mulher; Empresas em transição; Vida e estilos de vida.

Os números da Economia de Francisco

Tudo começou com o convite que o Papa Francisco enviou em 1º de maio de 2019 a economistas, agentes de mudança, empreendedores e empreendedoras com menos de 35 anos em todo o mundo. Nos dois anos anteriores, apesar da pandemia, foram envolvidos milhares de jovens de 120 países dos cinco continentes, principalmente da Itália, Brasil, EUA, Argentina, Espanha, Portugal, França, México, Alemanha e Reino Unido.

Foram dois eventos globais on-line realizados com transmissão ao vivo com mais de 500.000 visualizações, mais de 50 webinars, cerca de 25 projetos empreendedores, 2 The Economy of Francesco School on-line e uma Escola de Verão presencial, uma EoF Academy com 18 pesquisadores e 25 membros seniores.

Mais de 50 especialistas de renome internacional também estiveram envolvidos (incluindo 3 ganhadores do Prêmio Nobel) e o Papa dirigiu duas mensagens em vídeo aos jovens.

Todas as informações e notícias estão disponíveis no site www.francescoeconomy.org e nas redes sociais oficiais do evento: Facebook @francescoeconomy; Instagram @francesco_economy; Twitter @FrancescoEcon; YouTube e Flickr.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 11 agosto
sexta-feira 12 agosto
domingo 14 agosto
segunda-feira 15 agosto
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por