Eleições 2020: Em defesa da vida e da dignidade humana

14 novembro, 2020

Compromisso com o acesso e o direito à terra, ao teto e ao trabalho. Este é o tom do documento “Compromisso dos candidatos e candidatas nas eleições 2020 – Em Defesa da Vida e da Dignidade Humana”, elaborado pelo Vicariato para Ação Social Política e Ecumênica da Arquidiocese de Vitória, por meio da Comissão para a Promoção da Dignidade Humana (CPDH) e da Campanha Permanente de Combate à Fome e Pela Inclusão Social.

Nos quinze municípios que integram essa Arquidiocese, Vitória, Vila Velha, Serra, Fundão, Cariacica, Viana, Guarapari, Anchieta, Alfredo Chaves, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Marechal Floriano, Afonso Cláudio e Brejetuba, o documento será lido junto às comunidades nas missas deste domingo, dia 15, data do primeiro turno das eleições municipais.

O documento foi elaborado a partir do “Mutirão de eleições pela vida”, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Ao todo, o Vicariato chama a atenção de candidatos e candidatas para 10 compromissos.

1.      Fortalecer e/ou criar, no âmbito municipal, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional.

2.      Organizar hortas urbanas agroecológicas.

3.      Garantir trabalho digno e seguro, geração de emprego e renda com incentivo ao associativismo, cooperativas de trabalho, fortalecendo iniciativas de economia solidária.

4.      Assegurar nos editais de contratação das empresas prestadoras de serviços aos municípios cláusula que garanta a contratação de mão de obra local.

5.      Desenvolver política de habitação que privilegie a ótica da partilha e do direito, dizendo não à especulação imobiliária.

6.      Desapropriar áreas próximas às cidades para facilitar a produção e assentamento de famílias da periferia, destinando terras públicas e terras devolutas existentes para assentamentos emergenciais.

7.      Garantir que não teremos mais nenhuma escola fechada no campo.

8.      Fortalecer as políticas públicas que visam a impedir a violência doméstica na cidade e no campo.

9.      Ampliar e fortalecer o SUS em seu município.

10.    Desenvolver uma política de Segurança Cidadã com participação da sociedade.

O documento é encerrado com uma mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial do Pobre. “O grande valor do bem comum é, para o povo cristão, um compromisso vital, que se concretiza na tentativa de não esquecer nenhum daqueles cuja humanidade é violada nas suas necessidades fundamentais”.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 24 junho
sábado 26 junho
domingo 27 junho
segunda-feira 28 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por