Eleita a Comissão Arquidiocesana da PASCOM

13 abril, 2021

A Arquidiocese de Vitória conta a partir de agora com uma Comissão de representantes da Pastoral da Comunicação (PASCOM) à nível de Área Pastoral. No total são 6 pessoas que farão um elo entre o Vicariato para a Comunicação e as paróquias e comunidades trazendo o alcance necessário para as ações e atividades que são desenvolvidas em cada região.

Todos os nomes que se colocaram à disposição para fazerem parte da equipe foram consultados e aprovados pelos padres que são responsáveis pelas áreas Vitória, Vila Velha, Serrana, Benevente, Cariacica/Viana e Serra/Fundão. O surgimento da comissão começou no Encontro de Agentes da Pascom que aconteceu no início de fevereiro, no Centro Católico de Estudos.

Padre Anderson Gomes, Vigário Episcopal para a Comunicação, reforça que a missão destes seis membros, que são voluntários, é serem um núcleo de informações junto aos padres e leigos, mostrando o potencial de suas áreas, pois a Arquidiocese de Vitória tem 90 paróquias e mais de mil comunidades e é impossível que o Vicariato de Comunicação dê conta de tudo.

“São muitos acontecimentos, muitas atividades nas paróquias. Então descentralizar a comunicação é fundamental, é criar eixos. Os representantes de cada área, poderão articular e dar visibilidade a tudo que não chegaria até nós. Nosso papel é esse, não temos a pretensão de fazer tudo. Mas é a pretensão de que com mais gente, com olhar de comunicação, iremos comunicar melhor a nossa boa nova”.

A maior paróquia da Arquidiocese de Vitória em relação a número de comunidades e território é a São Sebastião – em Afonso Cláudio – e contempla 52 comunidades. São muitos desafios para comunicar, mas a Pascom segue em constante estruturação para levar o evangelho a todos os paroquianos. Padre Rodrigo Chagas, que é o pároco, destaca importância da comunicação que sempre foi a principal ferramenta da Igreja.

“Cristo veio para comunicar o Evangelho e assim continuou a missão com os apóstolos e discípulos de Jesus. Em tempo de pandemia a pastoral da comunicação, que já era vista como uma pastoral primordial, ficou ainda mais necessária em nossas paróquias. Mas a comunicação da Igreja tem que ser em comunhão, por isso a necessidade de uma equipe arquidiocesana da Pascom. Assim as paróquias irão falar a mesma língua facilitando que o Evangelho, aculturado à nossa realidade, possa chegar de maneira mais uniforme construindo assim uma Igreja viva e comunicadora e fazendo que as informações cheguem desde as paroquias urbanas até as comunidades rurais”.

Com a criação da Comissão Arquidiocesana da Pascom, os seis representantes se tornam referência quando o assunto é comunicação na área Pastoral. Cada um deles está inserido em uma paróquia, participam do dia-a-dia de outras equipes e ficam responsáveis por dialogar com as comunidades que englobam.

Conheça os representantes:

Área Serrana – Daniela S. Cruz

Em minha paróquia São Sebastião- Afonso Cláudio começamos no início da pandemia em 2020 com as transmissões das missas da igreja Matriz pelo Facebook, ao final do mesmo ano formamos o grupo da PASCOM, sendo convidada pelo então Administrador Paroquial Pe. Rodrigo Chagas para desempenhar o papel de coordenadora da Pastoral a nível paroquial. Sempre atuei em minha comunidade na pastoral da liturgia, isso me favorece no diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação podendo dar maior visibilidade à ação evangelizadora.

 

 

Área Vila Velha – Renann Siqueira

Faço parte da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Cobilândia, Vila Velha, e estou na Pascom há pouco mais de um ano e meio. A Pastoral da Comunicação está presente na paróquia há mais de 8 anos. Sou formado em Licenciatura em Química e estou com minha segunda graduação em andamento, agora cursando Marketing.

 

 

 

 

Área Benevente – Antônio Sérgio da Conceição Filho 

Formado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Servo da Paróquia São Pedro Guarapari, coordenador do Crisma e da PASCOM, responsável pelas transmissões da paróquia. Desde 2014 prestando serviço para a paróquia.

 

 

 

 

Área Vitória – Anna Carolina Perim Simonassi

Sou Anna Carolina Perim Simonassi, conhecida carinhosamente como Carol, sou casada há 11 anos, tenho um filho de 6 anos e sou formada em jornalismo desde 2003, atuando desde então na área de comunicação. Há dois anos tive o privilégio de colocar minha experiência profissional a serviço do Senhor, e ingressei na Pascom da Paróquia Santa Luzia, que me acolheu com muito carinho.

 

 

 

Área Cariacica/Viana – Juliana Oliveira Dias 

Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo e Empreendedora. Atual Coordenadora Paroquial da Pastoral da Comunicação da Paróquia São Francisco de Assis no bairro São Francisco em Cariacica responsável também pela implantação desta Pastoral na Paróquia. Além da Coordenação da Pascom na Paróquia, atua na liturgia da Comunidade Matriz através da equipe de canto. Já serviu também nas equipes da Paróquia de Catequese e Ministros da Sagrada Comunhão.

 

Área Serra/Fundão – Edgar Mathias

Nascido em 16/04/1974. Solteiro. Formado em Ciências Econômicas e em Direito. Pós-Graduado em Auditoria em Saúde e em Gestão de Recursos Humanos. Estou trabalhando de forma autônoma e sou membro da Comunidade Divino Espírito Santo da Paróquia Nossa Senhora da Penha de Jardim Limoeiro desde 2016. Atuo na equipe de Batismo e estou também atuando na Pascom desde a sua criação na paróquia.

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook