Hoje teve reunião da Colegiada (reunião dos bispos com coordenadores de Comissões, Áreas Pastorais e Vigários episcopais). Na pauta questões pastorais a serem avaliadas e/ou aprovadas para que seja dada continuidade: fases da escuta arquidiocesana a lideranças, Semana Missionária do Circulo Bíblico, planejamento de preparação para o intereclesial, Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e Projeto Formando Discípulos Missionários.
Uma discussão em torno da organização estrutural dos Conselhos paroquiais animou o grupo que decidiu por uma nova reunião com um grupo menor para retomar o assunto. Já sobre o projeto Formando Discípulos Missionários foi pedido que os coordenadores das Áreas Pastorais motivem os padres e incentivem o estudo dos documentos conciliares que estão sendo enviados às paróquias.
Dom Dario Campos, arcebispo falou um pouco sobre a Assembleia dos Bispos que aconteceu em abril, lembrou que tivemos mais de 400 adultos que foram crismados e precisam ser acolhidos nas paróquias, pediu para que todos apoiem e participem da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e também que os padres tenham um cuidado especial com a visita aos doentes seja no hospital, seja em suas casas. Falando sobre doentes, o Arcebispo disse “o hospital é onde começa a vida e termina a vida, precisamos dar atenção”. Dom Franklin acrescentou sobre este tema que o cuidado deve ser estendido às instituições de ensino e pe. Carlos Barbosa acrescentou as prisões e povo de rua., sugerindo paróquias ou vicariatos ambientais.
Desafios lançados, discussões em andamento e caminhos pastorais a serem experimentados.
Decisões:
Reunião de coordenadores do CPP/ou representantes do Conselho Paroquial – 3 de junho
Reunião para definir o estudo do DOCAT (Doutrina Social da Igreja) em 27 de maio
Semana Missionária do Círculo Bíblico nas áreas pastorais: 25 de julho – Serra/Fundão | 26 de julho – Vila Velha | 27 de julho – Cariacica/Viana | 28 de julho – Vitória | 29 de julho – Serrana | 05 de agosto – Benevente
VI Semana Social – 2 e 3 de junho
Encontro de Música Litúrgica – 3 de junho