Encerramento Ano de São José em Guarapari

6 dezembro, 2021

O último sábado (04) foi marcado pela demonstração de fé e devoção, na paróquia São José, em Guarapari. Os paroquianos das 26 comunidades que compõe a paróquia se concentraram no pátio da Comunidade São Roque, no bairro São Gabriel para dar início ao encerramento do ano de São José.

Para iniciar a festividade, o Pe. Alexandre Ferreira fez a bênção das velas e o seminarista Arthur deu início a oração do terço de São José. Ao término do santo terço, os paroquianos seguiram pelas ruas do bairro, empunhando velas e entoando cânticos em homenagem ao padroeiro. Os fiéis seguiram em oração até a Igreja Matriz São José, muitos com pedidos de saúde, outros em agradecimento a alguma graça alcançada. A comunidade exaltava as bênçãos em nome de São José.

Em frente ao cortejo, a imagem de São José era conduzida por fiéis, que revezavam a honra de levar a estatueta. Em todo o percurso, as orações dos fiéis eram de agradecimento e pedidos de proteção à comunidade. Ao completar o percurso, os devotos reuniram-se no pátio da Igreja Matriz São José, dando continuidade às festividades com a Santa Missa, celebrada pelo Pe. Alexandre Ferreira e concelebrada pelo Pe. Ermindo Rapozo, seguida pela benção do Santíssimo e consagração a São José.

Durante a homilia o Padre Alexandre Ferreira frisou:

“Deus quis, que o seu Filho unigênito, o nosso Salvador viesse no seio de uma família, para que a nossa vida também fosse constituída no seio de uma família. E São José se tornando patrono da Igreja, aquele que foi confiado à adoção do filho de Deus. Ele nos ensina inúmeras virtudes: A prudência, o zelo, o silêncio, a força, a coragem, e sobretudo um virtude que nós devemos guardar no nosso coração e viver ela a cada dia, fazer a vontade de Deus…

“Que em meio as tristezas e os desafios das nossas vidas, possamos olhar para a vida de São José, e buscar nesse testemunho vivenciar o nosso e em meio a tantas alegrias e vitórias também, e as dificuldades e lutas dizermos: Valei-nos São José!”

Para todos os paroquianos, foi um momento muito importante. Encerrar um ano dedicado a São José, lembrando de todas as dificuldades, perdas e dúvidas que esse ano trouxe, mas na certezas que São José protegeu e guardou seu povo.

Depoimentos

“ Senti uma emoção muito forte, não consegui conter as lágrimas, mas o sentimento era de Gratidão. Pude sentir muito forte o agir do Espírito Santo de Deus em cada coração que ali caminhava em procissão. Foi lindo e especial vivenciar a Alegria e a Fé dos fiéis, ainda mais depois de todo esse tempo afastados fisicamente pela Pandemia. Tenho certeza que São José esteve ali, feliz, e intercedendo por nossa Paróquia e por nossas Famílias!”

Dalvimar de Lurdes Guisso – Comunidade Bom Jesus

“Agradecemos a Deus pelo empenho de nosso pároco e toda paróquia São José na belíssima celebração de encerramento do ano de São José! Momento de muitas graças e bênçãos pra todos nós! Nestes tempos difíceis em que estamos vivendo, onde os valores cristãos estão sendo esquecidos, nossa igreja cada vez mais perseguida onde nem os símbolos de nossa fé podem ser expostos em lugares públicos, realizar um momento deste, com procissão luminosa, com participação alegre do povo de Deus, resgata os nossos princípios cristãos e nos mostra os verdadeiros caminhos que precisamos seguir firmes! Deus abençoe o Pe. Alexandre e toda Paróquia São José!”

Ana Muchilin Burini – Comunidade São Benedito

“A emoção de ver a nossa paróquia reunida nesta grande festa de encerramento do ano dedicado a nosso patrono São José, demostra mais uma vez que a nossa força e a nossa FÉ não tem barreiras e não tem limites, que só em DEUS conseguiremos ter momentos como este.”

Edinho de Oliveira – Comunidade Santa Rita de Cássia

Cada momento do encerramento do ano dedicado à São José foi lindo! A procissão me emocionou demais, pois nela revivi a igreja em movimento , assim como eu via no início de nossa Paróquia. A Santa Missa foi belíssima e fechamos com “chave de ouro” consagrando o ano à São José! Que possamos ter mais momentos como este de unidade e fraternidade!

Marilete Siqueira Priori – Comunidade Santa Clara de Assis

“Participar do encerramento do ano de são José foi surpreendente. Aquilo que a princípio parecia se algo apenas simbólico veio através de uma celebração muito bem preparada nos fazer sentido a dedicação de um ano inteiro ao patrono da igreja. São José com seu exemplo de dedicação e silêncio se fez barulhento em uma procissão iluminada pela fé de todos os q participaram. Valei-me são José! Seu silêncio foi ouvido por cristo e por aqueles que tem esperança em um mundo melhor!”

João Carlos Viera Justi – Coordenador da Comunidade São João Batista 

“Que beleza, o Senhor nos presenteou no encerramento do com o envolvimento das 26 comunidades, em que Pe. Alexandre Ferreira, nos ensinou que devemos confiar nesse tesouro que é esse Santo, e que fossemos firmes na fé, alegres e zelosos pelo Evangelho de Jesus Cristo. Como paroquiana, agradeço ao Pe. Alexandre pela comunhão com as comunidades e sempre exaltando a importância da unidade de todos. Agradecimento esse extensivo ao Pe. Ermindo Rapozo que iniciou essa linda caminhada.

Elizabeth L. Faria Trindade – Comunidade Santa Rita de Cássia

“O homem que passa desapercebido, o homem da presença cotidiana discreta e escondida” Papa Francisco. Para nós do coral paroquial São José, um exemplo a seguir! Não dá pra falar de salvação sem cantar ao exemplo de São José!!!!

Marcela Gomes – Coral Paroquial São José

 

Compartilhe:

VÍDEOS

sexta-feira 9 dezembro
sábado 10 dezembro
domingo 11 dezembro
segunda-feira 12 dezembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook