Encontro de músicos: faltam 10 dias

9 novembro, 2022

Faltam 10 dias para o Encontro de Músicos da Arquidiocese de Vitória que acontecerá no sábado, 19 de novembro, a partir das 14h30, na Catedral Metropolitana de Vitória. Com expectativa da participação de 300 pessoas, este momento oferecido pelo Departamento de Pastoral da Arquidiocese através da Comissão de Liturgia e ministério, pretende reanimar a Fé e a espiritualidade daqueles que estão servindo nas comunidades e paróquias nas equipes de canto – que ficou muito afetada com o acontecimento da pandemia de Covid-19.

Segundo o seminarista César Augusto Flegler Delarmelina, responsável pela música sacra e litúrgica na Arquidiocese, esta será a primeira vez que o encontro acontece nesse formato. Em tempos passados já houve na Arquidiocese encontrões de liturgia e música em caráter mais formativo, com ensaios de cantos, palestras formativas, mas dessa vez o momento se voltará para a espiritualidade do cantor e do canto litúrgico. Na programação contam mais momentos de oração e não é tanto estudo da música na liturgia.

“Por que optamos por seguir nesta linha? Porque após a pandemia nós junto e nos contatos com os músicos nas paróquias e comunidades ouvimos deles que há uma procura e uma sede pela espiritualidade.  A pandemia mexeu muito com a estrutura das paróquias e das celebrações e então muitos músicos querem receber um novo ânimo, um novo vigor, ressignificar sua contribuição na liturgia. Por que cantar? Como cantar? Qual é a razão e a motivação do nosso cantar? Portanto priorizamos a espiritualidade neste encontro”, detalha César.

As inscrições vão até o dia 16 de novembro e a até o momento mais de 270 músicos se inscreveram. A promessa é de que quem participar do encontro saia dele com novo ânimo e novo vigor, para continuar servindo e cantando a Deus nas suas comunidades com todo o coração e não apenas cumprindo escalas e desempenhando funções de forma mecânica.

“Nós vemos muito nos Salmos o imperativo ‘cantai, cantai ao Senhor’, então nós queremos neste encontro um novo sentido para cantar a Deus um cântico novo em meio a tudo que nós vivemos, em meio aos desafios, em meio a realidade que nos cerca. E esse momento de espiritualidade vai nos ajudar a partir do nosso interior, daquilo que nós somos e temos, como nossos dons, cantar a Deus a nossa vida e na liturgia um cântico novo. Que saiamos revigorados e animados para continuar empenhados na música”, finaliza o seminarista.

Padre Rodrigo Chagas é o Coordenador da Comissão de Liturgia e Ministério da Arquidiocese de Vitória e reforça que no dia 22 de novembro a Igreja comemora a memória de Santa Cecilia, eleita pela Igreja e pelo povo de Deus como padroeira dos músicos, instrumentistas e todos aqueles que trabalham com a música e que servem ao Senhor com o dom da música. Para comemorar a data e também para que todos os  ministros da musica possam estar juntos, em união, foi marcado este encontro: “nesse dia teremos adoração, momento formativo, missa, apresentação musical de uma orquestra. Será uma tarde de encontro com Deus através da música e da Eucaristia especial para todos os músicos. Venham participar, será um momento muito bom. Que Deus abençoe a cada um desde já”.

PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO CLIQUE AQUI

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

14h30 – Animação e acolhida
15h – Pregação: “A espiritualidade do músico e a Liturgia” (pregador: Pe. Hadeleon Santana – animação: Comunidade
Água Viva)
16h – Lanche
16:30h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
18h – Santa Missa com bênção dos Músicos
Após a Santa Missa: Concerto comemorativo com o Coral da Catedral Metropolitana de Vitória

 

Compartilhe:

VÍDEOS

terça-feira 29 novembro
quarta-feira 30 novembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook