Encontro dos Diáconos Permanentes

4 abril, 2022

Foi realizado na manhã do dia 02 de abril, sábado, o Encontro dos Diáconos Permanentes da Arquidiocese de Vitória (ES) em Ponta Formosa. Dom Dario Campos, Arcebispo Metropolitano de Vitória presidiu a missa de abertura, concelebrada pelo padre Márcio Ferreira, Presbítero assessor do Diaconado Arquidiocesano.

No plenário, que contou com a participação do Bispo auxiliar de Vitória dom Andherson Franklin Lustosa de Souza, dom Dario teceu várias considerações acerca do momento em que vivemos, de pandemia e da vida e missão do Diácono Permanente: “Lamento as mortes causadas pela COVID-19, mas devemos nos alegrar pela volta das atividades presenciais”, disse dom Dario. “O Diácono é essencial na Igreja, tem seu próprio ministério. Precisa estar presente na vida de sua família, e estar à serviço do Altar, da Caridade e na administração dos Sacramentos e dos Sacramentais, em especial do serviço de Exéquias e, para poder realizar sua missão à contento é necessário ter vida de oração”, exortou.

“Não se descuidem da Formação Permanente, ela é muito necessária, especialmente sobre as Sagradas escrituras e Documentos da Igreja, reitero a importância dos retiros, dos momentos de oração pessoal e comunitária, mas tenham momentos de laser com suas respectivas esposas e respectivos filhos, netos, familiares”, continuou o arcebipo.

Por fim, dom Dario exortou: “Cuidem das viúvas dos Diáconos Permanentes, elas precisam ainda mais de atenção e suas famílias serão importantes para manter esse relacionamento. E ainda destaco três pontos fundamentais para o diácono: simplicidade, humildade e obediência”, completou. Dom Dario agradeceu a presença do bispo auxiliar dom Andherson e expressou sua alegria pela reabertura da Escola Diaconal “São Lourenço”, da Arquidiocese de Vitória. Passou ainda uma “lição de casa”: revisitar o texto do Evangelho de Marcos 10,17-31) e refletir sobre essa realidade.

Dom Andherson falou sobre sua própria experiência vocacional: “Devemos dar um sim largo a Deus”. E ressaltou que esse SIM deve ser continuo em nosso ministério e na nossa caminhada de fé. Padre Márcio Ferreira também dirigiu algumas palavras aos diáconos. Falou da busca da mística do diaconato, que inspirada na Santíssima Trindade passa por uma experiência sinodal. O diácono deve buscar comunhão nas diferenças, além de “enraizar-se nas comunidades eclesiais de base”. Ele também informou que atualmente a Escola Diaconal São Lourenço possui 5 aspirantes no Propedêutico e 47 vocacionados fazendo os encontros vocacionais.

Por fim, o Coordenador da Comissão dos Diáconos CAD, diácono Marcos Rezende, agradeceu a presença de todos e convidu o diácono Frabício Ramos, tesoureiro da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos, a apresentar a prestação de contas das finanças da Comissão.

O encontro foi encerrado com um almoço oferecido a todos os presentes.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 18 maio
quinta-feira 19 maio
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por