Encontro Nacional de Formadores

14 julho, 2022

A importância dos cuidados com a saúde emocional para a formação presbiteral” – Este é o tema da Semana de Atualização para os Reitores e Formadores dos Seminários do Brasil, que ocorre nesta semana em Guarulhos – SP.
Nosso Reitor e Vigário Geral da Arquidiocese de Vitória – ES, Padre Jorge Campos Ramos, participa do evento junto aos Padres André Luciano Masarim (Reitor do Seminário Maior de São Mateus) e Edgar Rigoni (Reitor do Seminário Maria Mãe da Igreja, Diocese de Colatina). Eles compõem a comitiva representativa do Regional Leste 3, que abrange as 04 (Arqui)Dioceses do Espírito Santo.
A assessoria do encontro é de responsabilidade da Ir. Silvia Cristina Maia, CR, que é bacharel em Teologia pelo Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae e cursou Psicologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Ela integra o corpo docente da Escola para Formadores Jesus Mestre, em São Paulo, e a equipe de profissionais do Centro de Revitalização Âncora através de formações e no acompanhamento psicoespiritual, além de colaborar na formação para a vida consagrada e sacerdotal, com assessorias.
A Organização dos Seminários e Institutos dos Brasil (OSIB) é um organismo que visa articular e integrar os Seminários e demais casas de formação, buscando critérios e diretrizes comuns na ação formativa dos futuros Presbíteros do nosso país, respeitando a caminhada de cada regional, com suas respectivas Igrejas Particulares e dos diferentes Institutos. O bispo referencial da OSIB é dom José Albuquerque de Araújo, bispo auxiliar de Manaus e o padre Jerônimo Batista de Araújo, da diocese de Caicó (RN) como presidente da Organização.
As reflexões da Semana são baseadas nas orientações do Doc. 110 da CNBB, que prevê como missão da equipe formativa o auxílio psicológico especializado aos seminaristas, para que estes não só possam discernir se o chamado que receberam é de Deus, mas se possuem condições de assumir o que o presbiterato possui (Doc. 110, n. 201).
Rezemos pelo bom sucesso deste encontro! Confira mais informações AQUI.
Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook