Encontros de catequese on-line

24 agosto, 2020

Com a pandemia da Covid-19 muita coisa mudou. O distanciamento e outras medidas foram adotadas para evitar a contaminação pelo Coronavirus, as paróquias precisaram ser fechadas, atividades suspensas, mas isso não quer dizer que tudo parou. 

Assim como as professoras nas escolas, as catequistas também precisaram inovar e usar da criatividade para que a evangelização não parasse. De forma remota, a catequese continuou a acontecer em algumas paróquias da arquidiocese de Vitória. Como foi o caso da paróquia Santa Rita de Cássia, em Vila Velha.

“A ideia surgiu devido a pandemia, com a impossibilidade de ir à Igreja, pensamos em fazer uma catequese virtual. Vimos a necessidade de continuar evangelizando. Fizemos o primeiro encontro ao vivo, com muita dinâmica… Utilizamos de temas comuns que serviriam para todas as idades, pois não separamos por turma. Priorizamos trabalhar com o público infantil e o segmento jovens e adultos (perseverança, crisma, catecumenato) ”, comenta Liliane Coordenadora da Catequese da Comunidade São Camilo em Vila Velha.

Mesmo os encontros acontecendo de forma remota, os catequistas têm se empenhado na evangelização a distância, contando sempre com o empenho e suporte da família, pois ela é a principal fonte de evangelização para a criança.

“Cada catequese tem um grupo de pais numa rede social, e no grupo era dito que teria a catequese e era motivado à família para que pudessem motivar os filhos. Todo mundo no início ficou muito feliz, teve muita participação das crianças, interagiram e no final dávamos como um “dever de casa” algumas tarefas e o retorno era bem positivo”, relata Liliane.

Tem dias que os acessos das vídeos aulas da catequese são maiores que outros, mas isso não assusta os catequistas, pois para eles o que importa, nesse momento, é levar a palavra de Deus até o coração de cada criança.

“O nosso objetivo não é com a quantidade, é poder evangelizar mesmo que seja com uma criança. A catequese não parou, as crianças abraçaram. Nós vamos preparando, não sai com tanta perfeição porque não fomos preparados para isso, mas sai com muito amor e dedicação”, comenta com muita alegria Liliane.

Para a catequisanda Alícia, da comunidade São Camilo de Lélis, da Paróquia Santa Rita de Cássia, a catequese virtual tem ajudado muito ela e ao irmão.

“Com a catequese virtual temos aprendido bastante e não perdemos nenhum sábado. Sentimos falta de ir à Igreja por que nós íamos toda semana. A catequese virtual preenche esse vazio que fica em nós e fortalece a nossa fé, só temos que agradecer”, nos diz a pequena Alícia.

Com o tempo, as catequistas foram se adaptando usando cada vez mais de dinâmicas e criatividade para continuar evangelizando. Todos os sábados, às 15 horas, no canal do YouTube da Paróquia Santa Rita de Cássia, entra no ar as gravações para as crianças e às 16 horas para o segmento jovens e adultos.

Se você não sabe o que fazer, como dar sequência a catequese na sua paróquia se inspire no exemplo dessa comunidade que não mediu esforços para continuar evangelizando mesmo em tempo de pandemia.  

Confira alguns dos encontros:

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sexta-feira 1 outubro
domingo 3 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por