Encontros vocacionais por videoconferência

18 junho, 2020

Neste tempo de pandemia da Covid-19, em que se recomenda um maior distanciamento social possível, o Seminário Nossa Senhora da Penha tem realizado os seus encontros vocacionais por videoconferência. No próximo domingo, 21 de junho, acontece mais um momento de formação para os jovens vocacionados. O objetivo é promover a reflexão sobre o discernimento ao ministério sacerdotal na Igreja. 

A equipe formativa do seminário vem trabalhando mensalmente em encontros onlines e promovendo acompanhamentos individuais dos vocacionados. Padre Jorge Campos, reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha afirma que mesmo diante da pandemia a vocação não pode ficar guardada e este formato virtual proporciona momentos de animação, partilha, reflexão, interação e um acompanhamento aos jovens. “Esse trabalho vocacional não pode parar, mesmo em tempo de pandemia nós fazemos contatos com os nossos vocacionados e fazemos encontros com eles. É uma forma de manter contato com o jovem, para eles receberem as orientações, para que eles possam refletir e rezar ao discernir a sua vocação. Está sendo muito bom estes encontros, esse contato com cada um deles. ”, ressaltou.

“É muito importante para o jovem que aspira o sacerdócio, que ele procure o seu pároco na sua paróquia. Apresente esse desejo de discernimento vocacional, peça ajuda ao seu padre para que reze pela sua vocação.”

Ao longo do ano, diversos encontros são realizados no seminário abordando vários temas para ajudar os jovens a discernirem o seu processo vocacional. O seminarista, Marcílio Netto faz parte da equipe formativa dos seminaristas que acompanham os jovens durante a sua caminhada vocacional, ele relata que mesmo neste período de distanciamento social os jovens continuam sendo acompanhados. “Além da videoconferência, a equipe formativa mantém um contato com os jovens para que aja um relacionamento do seminário com a vocação desses meninos. ”, afirmou. 

Pós Pandemia

Após a pandemia, a equipe de formação acredita que os encontros presenciais possam retornar e dar continuidade ao processo vocacional para o ingresso dos candidatos. “Todos os nossos encontros estavam planejados para ser no seminário. Mas, devido a pandemia precisamos converter em videoconferência. Esperamos que a pandemia termine o mais breve possível e assim possamos dar continuidade ao processo. ”, ressaltou Marcílio. 

Após a etapa de um ano dos encontros, os jovens candidatos participam de um retiro de três dias e assim aqueles que se tornam aprovados pela equipe formadora são convidados a participar de um estágio vocacional na casa do propedêutico. 

A respeito da vocação sacerdotal, Marcílio relata que após o retiro vocacional os jovens escolhidos passam por um processo de estágio vocacional durante um período de uma semana na Casa do Propedêutico. Eles são avaliados a partir de cinco dimensões: Intelectual; Pastoral; Comunitária; Humano afetiva; Espiritual. 

Como participar?

O jovem que deseja participar do Encontro Vocacional Online promovido pelo Seminário Nossa Senhora da Penha deverá entrar em contato com o seminarista Marcílio Netto através do telefone (27) 99878-2376. Mais informações do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Penha através do site https://www.semaves.com.br/

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook