Energia Solar no Cecates

9 julho, 2021

A utilização de energia solar em igrejas e paróquias está se tornando cada vez mais comum. Principalmente após o Laudato Si, no qual o Papa Francisco chama atenção para as mudanças climáticas. “Até que seja feito um maior progresso no desenvolvimento de fontes de energia renováveis ​​amplamente acessíveis, é legítimo escolher a alternativa menos nociva ou encontrar soluções de curto prazo.” (Laudato Si, item 165). A responsabilidade ambiental é um tema recorrente do Papa Francisco, que sempre alerta para o risco de um colapso ecológico. O Brasil é um dos países que recebe uma incidência de raios solares superior a 3000 horas por ano, o que ajuda no uso de energia solar.

Na Arquidiocese de Vitória – ES, o Centro Católico de Estudos Dom Silvestre Luiz Scandian (Cecates ), será o primeiro local a receber esse tipo de energia. O Centro Católico de Estudos, foi uma obra visionária da Arquidiocese de Vitória. Ao longo dos 12 anos de construção, na gestão de Dom Luiz Mancilha Vilela, inaugurado 2017, foi projetado para receber o sistema fotovoltaico, tendo toda a infraestrutura instalada durante a construção.

 

Segundo Alessandra Matos, Administradora do Cecates, foi feito um estudo técnico de sombreamento que concluiu que em 50% da área disponível era viável a instalação.

“No inverno a captação de energia solar será de 85% dos raios solares / dia e no verão 95%. Na área disponível foram instaladas 171 placas, onde há a expectativa da redução de 80% do custo atual com energia elétrica”.

O investimento para a instalação dos módulos foi uma doação vinda da Igreja Católica da Alemanha que possibilitou a realização de um sonho. Não só o Cecates será beneficiado com a instalação dos painéis de energia.

“Após a conclusão da instalação da energia solar no Cecates, será dado o início aos estudos para a implantação no Seminário Nossa Senhora da Penha, uma vez que já foi verificado, que o aproveitamento do espação físico disponível é de 100% para a instalação”, comenta Alessandra.

A Igreja Católica da Alemanha não mede esforços para ajudar, quando o assunto é moradia e estudos dos candidatos ao presbitério. Por isso, tudo que se refere ao Cecates, seja a construção, a instalação de energia solar, modernização das instalações da biblioteca, mobiliários, equipamentos áudios visuais e a belíssima estrutura de auditório, é considerado o de melhor qualidade na grande Vitória tem apoio da instituição e aconteceu graças ao sonho e à persistência de Padre Hugo Scheer, SVD, Diretor Acadêmico do Instituto Interdiocesano de Filosofia e Teologia da Província Eclesiástica de Vitória do Espírito Santo – IFTES.

 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 27 outubro
quinta-feira 28 outubro
sexta-feira 29 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por