Aconteceu no sábado (25) a formatura da segunda turma da Escola de Fé e Política Dom Silvestre Luiz Scandian, da Arquidiocese de Vitória.
A turma participou de quatro módulos de estudos ao longo do ano de 2023, focados na formação do fiel católico para seu aperfeiçoamento na maneira de ver e agir de maneira transformadora na sociedade.
Na avaliação do coordenador executivo da Escola, Pe. Vitor César Noronha, o resultado foi ótimo. “Houve muito envolvimento e ressonância entre os alunos e o objetivo da escola tem se cumprido, que é formar cristãos conscientes do seu papel cristão no mundo, sendo sal e luz”.
O coordenador pedagógico, Prof. Maurício Abdalla, também destacou que a conclusão de mais uma turma da escola mostra que o projeto tem sustentabilidade e veio para ficar.
“Na segunda turma pudemos aprofundar detalhes e fazer melhorias em relação à primeira. Ficamos felizes também porque agora os alunos são novos agentes de multiplicação”, destacou.
Durante a Missa de Formatura, o Arcebispo de Vitória, dom Dario Campos, reforçou a importância do tema da formação para que o cristão passe a agir de forma mais consciente e crítica no mundo. “Inspirados por Cristo, Rei do Universo, devemos agir juntamente com a igreja misericordiosa e nos colocarmos a serviço dos que mais precisam. Parabenizo vocês que estão buscando essa formação e serão sal e luz no mundo”, comentou o arcebispo em sua reflexão.
Entre os alunos a avaliação também foi de grande alegria e satisfação pelos resultados alcançados.
A arquiteta Tatiana Endlich, 49, participa da Comunidade São João Bosco, em Cariacica, e logo que soube da abertura de mais uma turma procurou a paróquia para se inscrever.
SATISFAÇÃO DOS ALUNOS
“Estou muito feliz de ter concluído o curso, conhecido pessoas e feito ótimas conexões. A escola traz referências para a gente, possibilita reflexões entre os alunos. Além disso, cria a possibilidade de articular redes dentro da igreja e na cidade. É um espaço para ampliar a capacidade de olhar a política da forma como ela deve ser vivida e praticada”.

Outro aluno satisfeito com a realização do curso foi Eustáquio Xavier.
“Tenho a convicção de que para nós, cristãos, é essencial ter discernimento e o senso crítico para que, à luz do evangelho e da doutrina da igreja, possamos contribuir para uma sociedade mais justa e solidária. Nesse sentido, o curso superou as minhas expectativas”, disse ele.

A ESCOLA
Como parte da estrutura da Arquidiocese de Vitória, a escola é um mecanismo de grande importância para formação do fiel católico, especialmente dos leigos e leigas, para o apostolado cristão na política.
A escola tem objetivos de contribuir com a formação de lideranças cristãs inseridas na política, em suas diferentes formas e níveis, a partir da reflexão bíblica, teológica, das ciências sociais e da filosofia, na perspectiva de uma sociedade justa, solidária, democrática, pluricultural e pluriétnica.
























por 