O Segundo Pedal Solidário será no dia 2 de outubro de 2021, mas a solidariedade já começou e todos podem participar. O Pedal Solidário é um evento criado pelo Pe. Ronaldo Rosa, vigário da paróquia São Francisco de Assis em Porto de Santana, que tem como hobby e prática esportiva de pedalar. A iniciativa pretende incentivar o esporte e despertar o sentimento de solidariedade entre as pessoas.
“Nas minhas horas vagas costumo pedalar como prática esportiva. O ano passado quando eu trabalhava na paróquia Nossa Senhora das Graças, realizei o primeiro pedal, quando pedalamos 250 km e arrecadamos 6 toneladas em doações. Neste segundo pedal pretendemos percorrer a mesma distância”, comenta Pe. Ronaldo.
O objetivo é arrecadar alimentos não perecíveis, produtos de higiene, roupas usadas, brinquedos e fraldas descartáveis ou geriátricas. Tudo o que for arrecado será doado para as famílias carentes, através de iniciativas como: Projeto Amar (Viana), casa das Irmãs O Caminho (Vila Velha), casa das Irmãs de Caridade (Vitória) e para a campanha Paz e Pão da Arquidiocese de Vitória. Importante ressaltar que a ação é sem fins lucrativos e totalmente solidária.
“Devido à pandemia não poderemos abrir o Pedal para uma “multidão”. Por isso, o número de participantes é reduzido a 18 pessoas. Quem se interessar em fazer o percurso pedalando, precisa procurar a secretaria da paróquia até o dia 29 de julho, para garantir a sua vaga. Será necessário apresentar laudo médico, dizendo que está apta a pedalar 250 km”, enfatiza Pe. Ronaldo.
O período para receber doações já está aberto desde o dia 25 de julho e vai até 30 de setembro de 2021, na secretaria da Paróquia São Francisco em Porto de Santana ou para o próprio Pe. Ronaldo, e, claro, as doações podem ser feitas também pelas pessoas que não farão o percurso de bicicleta. Outra forma de contribuir com o gesto solidário é comprar a camisa do evento (feminina e masculina), pois o valor arrecadado será revertido para compra de cestas básicas.
O Pedal começa às 5h do dia 02 de outubro, da comunidade Santa Ana em Porto de Santana. O trajeto a ser percorrido passará pela Rodovia do Contorno, Serra, Fundão, Ibiraçu, onde será realizado um momento de oração no Santuário Nossa Senhora da Saúde. A Volta será pela orla da praia passando por Nova Almeida, Serra, Vitória, Vila Velha e Porto de Santana, terminando no mesmo local da partida. Um total de 250 km.