“Eu participo da formação dos padres”

22 maio, 2021

Pela Associação Amigos do Seminário, os fiéis podem auxiliar diretamente na formação dos futuros presbíteros da Igreja particular de Vitória. Semanalmente, trazemos em nossa página variados relatos de contribuintes que mantêm nossa Casa de Formação. 

Neste ano em que o Seminário completa 70 anos de sua fundação, recordar alguns nomes de doadores – dentre tantos ao longo de nossa história – é uma singela forma de homenageá-los e render graças a Deus, nosso Pai, que sempre nos provê seu auxílio.

Eu participo da formação dos padres
Maristela e seu esposo, da Paróquia do IBES.

Em Vila Velha, Maristela Brunorio, da Paróquia Santa Mãe de Deus – IBES nos diz que além de sua contribuição material, permanece em constantes orações pelas vocações: “É uma alegria poder partilhar e contribuir na formação de futuros sacerdotes  do Seminário Nossa Senhora da Penha. Como irmã de um franciscano Frei Roger Brunorio (OFM), vivencio desde então a formação de um servo do Senhor e da Igreja. Cuidar de um seminarista, de um futuro padre é como se eu pudesse retribuir um pouquinho do muito que fazem por meu irmão por onde passa”.

Elza Peppino, de Vila Velha.

Em Santos Dumont, na Comunidade Sagrado Coração de Jesus, Elza Regina dos Santos Pepino afirma que ajudar o Seminário trata-se de “servir indiretamente à evangelização: na amizade, na formação, no encontro Espiritual Litúrgica através de uma vida comunitária à Vocações Sacerdotais, incorporados no clero da Arquidiocese de Vitória na formação de Presbíteros“. Elza,

Maria Martins, da Paróquia Santo Antônio de Pádua – Soteco, demonstra facilmente a imensa alegria de ajudar nossa Casa de formação. Para ela, que participa ativamente da vida pastoral de sua comunidade, a figura do sacerdote além de animar, santifica os trabalhos desenvolvidos na evangelização.

Este ato fortalece a minha fé!

Wanda Rosa, da Paróquia Ressurreição – Goiabeiras, é natural de Minas Gerais e confessa que foi após mudar para terras capixabas, precisamente para Vitória, que se despertou para a importância de colaborar com a formação dos seminaristas, futuros presbíteros. “Engajei-me na igreja local e tive o privilégio de conhecer alguns seminaristas, visitei o Seminário e fui tocada pela responsabilidade de apoiar esta casa de formação. Se temos coragem de criticar alguma pregação de um presbítero, precisamos nos conscientizar que somos responsáveis, também, para que os seminaristas tenham acesso a uma formação completa. Confesso que a visita ao Seminário foi o gatilho para abrir os meus olhos para a importância do meu engajamento. O convívio com os seminaristas realizando seus trabalhos pastorais nas paróquia, também foi importante“. E conclui afirmando que: “Desde então procuro colaborar com o Seminário no que posso, seja participando das campanhas realizadas pelas paróquias seja me tornando um colaborador do Seminário. Ah, importante dizer que este ato/ação fortalece minha fé!!“.

Nádia Delarmelina, da Paróquia Virgem Maria (de Itacibá, Cariacica) conta-nos que sentiu em seu coração “um forte desejo de contribuir de alguma forma com a Associação ‘Amigos do Seminário’. Admiro muito o trabalho realizado pela Associação no sentido de garantir a formação dos futuros sacerdotes da Arquidiocese de Vitória, os quais farão parte da nossa vida através da Palavra e da Direção Espiritual. Deus abençoe a todos!“.

De graça recebestes, de graça deveis dar!” (Mt 10,8)

Saiba mais por AQUI como participar da Associação Amigos do Seminário.

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook