Experiência no Congresso de Catequese

16 fevereiro, 2022

Um padre e quatro leigos da arquidiocese de Vitória participaram do Congresso para a Catequese, o Catequistas Brasil 2022. A participação do grupo foi uma iniciativa da Comissão Bíblico Catequética. Pe. Tárcio Rosa Siqueira, coordenador da Comissão e também participante do Congresso, assim explicou: a Comissão Arquidiocesana para a Animação Bíblico Catequética, em sintonia com o Departamento de Pastoral, enviou alguns leigos, seminarista e eu para podermos conhecer o evento e buscar interação e refletir acerca da catequese.

No congresso foi possível ter contato com os autores e suas publicações na área de Catequese nos possibilitando garimpar e levantar uma vasta bibliografia que contribua para a reflexão da Comissão e as formações que iremos proporcionar a nossas áreas pastorais.

O evento foi muito produtivo, tanto na questão de material didático e teológico, quanto nos assuntos abordados nas palestras e workshops. Tratou-se de temas importantes como, por exemplo, uma catequese pós-pandemia (Dom Leomar Brustolini), o ministério de catequista (Pe Jánison e Ir. Aparecida), a Catequese com inspiração catecumenal e itinerário catequético (Pe Thiago Faccini), entre outros temas importantes.

Mas, o mais importante de tudo é compreender que a catequese deve ser o pilar da nossa ação evangelizadora, pois, o anúncio (querigma) e a mistagogia (celebrar e viver) da Igreja deve ser catequético. Isso deve envolver todas as pastorais e movimentos, pois, em todos os setores da Igreja, seja ad intra ou ad extra.

Os outros quatro participantes (Èrica, Rafaela, Deja e Arthur) falaram de suas impressões e quase por unanimidade elogiaram a participação de padre Zezinho como uma dos mais importantes do Congresso. Deja afirmou que “participar do Catequistas Brasil sempre ajuda na missão de ser catequista” e reconhece precisar de aprofundamento sobre temas relevantes para o pós-pandemia e referiu-se ao pe. Zezinho “como disse Pe. Zezinho “precisamos olhar o presente, atualizando o passado. Não  devemos retroceder. Precisamos atualizar nossa fé”. Para Érica o testemunho de pe. Zezinho foi um dos mais marcantes: “Em meio a tantos esclarecimentos sobre evangelização, sem dúvidas, o que me marcou foi a simplicidade com que o Padre Zezinho se dirigiu a todos os presentes, se apresentando como um padre de 80 anos, mas que, apesar da idade, está aberto a aprender e acolher aquilo que é melhor para a Igreja de Cristo. Esta mensagem se faz muito forte e necessária numa realidade onde encontrarmos muitos catequistas autossuficientes em nossas Paróquias”. Para Rafaela a fala de pe. Zezinho na Abertura do Congresso também foi de alento: “A abertura do congresso se deu com uma fala brilhante de pe Zezinho falando da importância da atualização. Atualizar o modo de evangelizar pra trazer o evangelho pro tempo presente, pra tocar os corações e apresentar Jesus, que é o mesmo ontem, hoje e sempre, mas de uma forma em que as novas gerações consigam experimentar, experienciar o mistério”.

Para todos a experiência foi muito válida e trouxe ânimo assim como despertou atenção para os desafios. Deja referiu-se à reflexão de dom Leomar Brustolin quando disse que “quando perdemos a sinodalidade, perdemos o censo de comunhão. Para Érica esta foi mais uma oportunidade de crescimento e questionamento sobre o agir do catequista. Rafaela acredita que o Congresso a alertou sobre a necessidade de atualizar a mensagem: “o Evangelho é vivo, se atualiza todos os dias e nós catequistas precisamos estar sempre atuais assim como o Cristo, que a todo momento faz novas todas as coisas”. Arthur enfatizou a convivência e aprendizado com outras realidades vindas de todos os cantos do Brasil: “Foram dias de intensa formação e fraternidade. Estar no mesmo ambiente com catequistas de vários locais do Brasil nos fizeram ver o quanto a Igreja no Brasil é rica de experiência e quanto ela tem a oferecer de ensinamento. Depois do congresso, das experiências de formação e espiritualidade, sinto-me muito animado para dar continuidade aos trabalhos envolvendo a catequese.

Entenda o que é o Catequistas Brasil na explicação de pe. Tárcio:

O Catequistas Brasil é um evento criado pela Revista Paróquias em parceria com as editoras católicas e autores renomados na área de catequese. Foi fundada em 2019, sendo 2022 a sua terceira edição, entre os dias 11 a 13 de fevereiro, tendo todas as edições sediadas em Aparecida – SP.

É um evento que busca auxiliar e inspirar os catequistas na sua missão evangelizadora com as crianças, adolescentes, jovens e adultos, de modo a mostrar a necessidade de buscar sempre mais conhecimento e aperfeiçoar o método de catequese adotado pela Arquidiocese: o IVC com inspiração catecumenal.

 

 

 

 

 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

segunda-feira 26 setembro
quinta-feira 29 setembro
sexta-feira 30 setembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook