Exposição mostra a realidade das pessoas nas ruas

6 dezembro, 2022

Está aberta ao público uma exposição de fotos e poesias que voltam o olhar o expectador/leitor para a condição, tantas vezes esquecida, dos indivíduos invisíveis que vivem em situação de rua nas nossas cidades.

Vitor Nogueira

Organizada pelo fotógrafo Vitor Nogueira e o escritor Jorge Elias Neto, a exposição  “O mais eu de todos em mim vive me desconhecendo” foi aberta ao público no último dia 1 de dezembro e vai até o dia 30 deste mês no Centro Cultural Triplex Vermelho, na rua Sete de Setembro, nº 20, Centro de Vitória.

Entre os objetivos da exposição é motivar o apoio dos visitantes ao trabalho realizado pela Campanha Paz e Pão, movimento permanente de combate à fome da Arquidiocese de Vitória e organizado pela Pastoral do Povo da Rua. Serão aceitas doações financeiras ou de cestas básicas para a campanha. 

Jorge Elias e Vitor Nogueira se juntaram para montar a exposição com amigos

As 40 fotos selecionadas para exibição foram registradas por Vitor Nogueira num mesmo espaço, próximo à sua casa, entre idas e vindas dele à padaria, diariamente.

“Eu via pessoas ali deitadas e nunca fotografava por achar que seria ruim, incômodo ou uma exposição indevida da pessoa. Até que um dia eu vi alguém pulando por cima da pessoa e ainda reclamando pelo incômodo. Eu fiquei tão irritado com aquilo e comecei a fotografar situações que via acontecendo, para tentar chamar atenção para algo que costuma ficar invisível para nós”, contou o fotógrafo.

Ele publicou em suas redes sociais algumas das fotos que fez e recebeu, de volta, comentários muito positivos do escritor Jorge Elias, membro da Academia Espírito-santense de Letras. Logo depois, Jorge escreveu poemas inspirados pelas fotos, os dois passaram a trocar ideias e foram convidados por amigos a expor aquele trabalho. 

“Nosso maior interesse é motivar as pessoas a fazer algo por quem está naquela condição e ficamos muito felizes com os retornos que temos recebido dos que já viram o resultado”, disse Vitor.

A exposição tem entrada franca e fica aberta de segunda a sexta de 13h às 18h. Nos finais de semana e feriados em que houverem atividades culturais no espaço a visitação também pode ser feita.

 

 

Vitor Nogueira

 

 

 

Compartilhe:

VÍDEOS

sábado 4 fevereiro
domingo 5 fevereiro
Nenhum evento encontrado!

Facebook