Expressões juvenis e a sinodalidade

A Comissão para Juventude da Arquidiocese de Vitória participou do 1º Encontro Nacional de membros do Setor Diocesano de Juventude promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para Juventude (CEPJ) da CNBB. O evento aconteceu no último dia 4 de julho, com a participação de outros setores de juventude das dioceses do Brasil. O INTEGRA quer responder ao apelo dos jovens que há alguns anos anseiam por um momento de encontro, como setor. A Comissão Episcopal Pastoral para Juventude (CEPJ) da CNBB, tinha a intenção de realizar um grande encontro de formação, troca de experiências e convívio entre os jovens, mas infelizmente com a situação da Pandemia da COVID 19, que pede o cuidado com a vida, as partilhas serão virtuais.

Irmã Valéria Andrade Leal, assessora interna da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude – CEPJ, recorda: “Este espaço de partilha entre jovens acontecia de forma mais esporádica. Considerando que as expressões já têm seus encontros, pensou-se em dar esta oportunidade também para os membros ativos do Setor Juventude, as equipes de coordenação para fortalecer sua missão.” A assessora, também lembrou que todo jovem é responsável pela Evangelização. “Devemos assumir juntos, ser corresponsáveis. Cada jovem se identifica com um grupo, movimento, mas o nosso objetivo é fazer Cristo resplandecer em cada uma dessas estruturas, assim, todos iremos crescer e os nossos grupos também”, afirmou.

O Setor Diocesano de Juventude é o espaço que articulaconvoca e propõe orientações para a Evangelização dos Jovens, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade para a unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns (CNBB, Doc. 85, nº. 193), à luz do documento 85 “Evangelização da Juventude”, das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e do Documento de Aparecida. Relembrar a sua essência, fazer memória dos processos é divulgar o Setor Diocesano de Juventude e reforçar o seu papel como instrumento para o encontro das diversas JUVENTUDES.

Dom Nelson Francelino, Bispo da Diocese de Valença-RJ e Presidente da CEPJ, falou para os jovens do INTEGRA, reforçando que a nossa juventude é plural e diversa. “O setor juventude deve se tornar pluralidade, trabalhar na unidade. Não podemos reduzir o conceito de sinodalidade apenas à um movimento – é papel do SDJ insistir em um ecumenismo que incentive os mais diversos carismas. Na sinodalidade todos temos espaço, inclusive os jovens feridos, temos o dever de chamá-los, estar com eles”.

Mas, vamos voltar ao início, você sabe o que é a Comissão para Juventude da Arquidiocese de Vitória? A Comissão têm por objetivo, articular, convocar e propor orientações para a evangelização da juventude, respeitando o protagonismo dos jovens, a diversidade dos carismas, a organização e as espiritualidades específicas de cada pastoral ou movimento.

Atualmente, a Comissão Pastoral Arquidiocesana para Juventude é composta pelas seguintes expressões: Pastoral da Juventude (PJ); Encontro de Jovens com Cristo (EJC); Ministério Jovem da RCC; Grupos de Jovens Paroquiais; Novas Comunidades com carisma para Juventude; Institutos de Vida Consagrada (CRB) e o Seminário Nossa Senhora da Penha. O coordenador atual da Comissão é o Padre Alexandro Firmino Barbosa, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória, em Vila Velha.

Contato com a Comissão para a Juventude

e-mail: [email protected]

(27) 99727-2637 ou (27) 3025-6292

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
segunda-feira 5 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Segundo Dia Oitavário
terça-feira 6 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Terceiro Dia Oitavário
quarta-feira 7 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Quarto Dia Oitavário
quinta-feira 8 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Quinto Dia Oitavário
sexta-feira 9 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Sexto Dia Oitavário
sábado 10 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Sétimo Dia Oitavário
domingo 11 abril
4:00 pm - 6:00 pm Missa Oitavo Dia Oitavário
Nenhum evento encontrado!