Fabiano Fachini na Arquidiocese

25 setembro, 2023

O estrategista digital católico Fabiano Fachini estará na Arquidiocese de Vitória para participar do Encontro da Pascom no dia 07 de outubro de 2023, a partir das 14h, no Centro Católico de Estudos (Cecates), na Praia do Suá. Se você ainda não se inscreveu, clique aqui e participe! As inscrições para o encontro vão até o dia 05 de outubro.

Em fevereiro de 2021 ele participou de um encontro de formação da Pascom de forma virtual – devido a pandemia – e agora ele retorna a nossa Arquidiocese pessoalmente para compartilhar muito mais sobre as estratégias de evangelização por meio das mídias sociais e dar dicas sobre como fortalecer a Pascom na sua paróquia. Sua participação também contempla uma oficina de redes sociais.

A abertura do encontro vai acontecer com a fala de Dom Valdir José de Castro – Bispo de Campo Limpo (SP) – que é o Presidente da Comissão de Comunicação da CNBB – e foi eleito para o Quadriênio 2023-2027. Esta será uma oportunidade para os pasconeiros presentes terem um primeiro contato com o referencial da comunicação a nível de Brasil. Dom Valdir dará uma palestra online e ao vivo sobre “Pastoral da Comunicação e Sinodalidade”.

Nesta tarde também conversaremos sobre a representação arquidiocesana da Pascom. Atualmente temos a representação por Área Pastoral (Vitória, Vila Velha, Cariacica/Viana, Serra/Fundão, Serrana e Benevente) e a ideia é que esta pessoa possa unificar toda a comunicação na Arquidiocese de Vitória, sendo uma ponte direta com o Vicariato para a Comunicação, as pastorais, as áreas e paróquias.

Sobre Fabiano Fachini

● Profissional com mais de 10 anos de experiência em Comunicação nas áreas de Assessoria de Imprensa, Jornalismo Impresso, TV, Rádio, Marketing Digital e Mídias Digitais, com atuação em empresas de serviços de radiodifusão, telecomunicações e religioso;
● Vivência na área de Mídias Digitais, respondendo por criação de planos estratégicos e de conteúdos para sites, Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp, YouTube e Aplicativos;
● Desenvolvimento e aprovação de textos e briefing para artes gráficas, com produção de textos para merchandising, posts de redes sociais, artigos, matérias e materiais externos, atuando junto a agências de publicidade na produção de material;
● Produção de conteúdo e gerenciamento de canal do YouTube, com foco em ampliar a audiência e criar uma comunidade conectada com a marca (Alcance de um Play de Prata – 100 mil inscritos; e Placa de Ouro – 1 milhão de inscritos).
● Criação de conteúdo e planejamento estratégico da presença da empresa no WhatsApp Business;
● Gestão de times com até 15 colaboradores diretos mais integração com times de outros setores;
● Atuação como Orientador Educacional do curso online “Assessoria de Imprensa”;
● Aplicação de Palestras e Workshops sobre Mídias Digitais e estratégias de comunicação e Igreja.

Quem é Dom Valdir José de Castro?

Nasceu em 14 de fevereiro de 1961 em Santa Bárbara d’Oeste, diocese de Piracicaba (SP). Estudou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (RS), de 1981 a 1983, e Teologia no Instituto Teológico de São Paulo, de 1984 a 1987.

Obteve a Licenciatura em Espiritualidade na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma (1992-1994) e frequentou o curso de Jornalismo na Universidade de Caxias do Sul (RS), de 1996 a 2000. Em seguida, especializou-se em Comunicação na Faculdade Cásper Líbero em São Paulo (2001-2004) e fez doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012-2016).

Ele fez sua profissão religiosa em 11 de fevereiro de 1981 na Sociedade de São Paulo e foi ordenado sacerdote em 12 de dezembro de 1987. Após sua ordenação sacerdotal, ocupou os seguintes cargos: formador de aspirantes (1987-1990), mestre dos novatos (1997-2000), conselheiro provincial da província do Brasil (1996-2004), vigário provincial (2000-2004), formador de juniores (2006-2007), diretor geral de Apostolado (2001-2006), provincial da província Argentina-Chile-Peru (2006-2010), diretor da Faculdade de Comunicação (FAPCOM) (2012-2015), provincial do Brasil (2012-2015) e superior geral da Pia Sociedade de São Paulo (2015-2022) tornando-se o sétimo sucessor do fundador Beato Tiago Alberione e o primeiro não italiano a assumir o cargo.

Em setembro de 2022, dom Valdir foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo de Campo Limpo (SP). Em 29 de setembro do mesmo, o Papa Francisco o nomeou também como novo membro do Dicastério para a Comunicação.

Confira a nova programação do Encontro Pascom

07/10/23 – 14h às 17h – Cecates

– Oração Inicial e Abertura

– Dom Valdir José de Castro (online) – Bispo de Campo Limpo (SP) e Presidente da Comissão de Comunicação da CNBB – Tema: Sinodalidade na Comunicação.

– Fabiano Fachini – Comunicador e estrategista digital Católico – Tema: “Fortalecendo a Pascom na sua Paróquia”.

– Oficina com Fabiano Fachini – “Redes Sociais na Igreja – Como fazer?”

– Fila do Povo

– Fala sobre Coordenador Arquidiocesano da Pascom

– Visita ao Estúdio de TV da Arquidiocese de Vitória

– Encerramento

 

Compartilhe:

VÍDEOS

quinta-feira 18 abril
terça-feira 23 abril
quinta-feira 25 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook