Falecimento do Padre Fernando

21 junho, 2021

Padre Fernando Antônio Silva de Souza faleceu às 14h35 desta segunda-feira (21), vítima de complicações causadas pela Covid-19. O sacerdote da Arquidiocese de Vitória estava internado no hospital Santa Rita, em Vitória, desde o dia 03 de junho e foi entubado cinco dias após o início do seu tratamento. Ainda neste período em que estava internado e entubado, padre Fernando completou 37 anos no último dia 12 de junho. Dom Dario Campos, Arcebispo Metropolitano de Vitória, esteve no hospital na manhã de hoje dando a unção dos enfermos ao presbítero.

Por volta de 20h30, 21h de hoje o corpo de padre Fernando deverá chegar na Catedral Metropolitana de Vitória, pois ele era o coordenador desta área pastoral, e logo após será celebrada uma missa. Amanhã às 8h acontece uma missa de corpo presente às 6h e outra as 8h que vai ser presidida por dom Dario e concelebrada com os padres (esta missa será transmitida pelas redes sociais da Arquidiocese de Vitória). Em seguida segue para Viana onde às 10h acontece o Rito de Encomendação na Igreja Matriz e logo após o sepultamento.

O Vigário Geral da Arquidiocese de Vitória e Reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha, padre Jorge Campos, conta que assim que padre Fernando se contaminou com a Covid-19 teve sintomas leves, mas a médica que o acompanhava achou por bem que ele fosse internado para que tivesse um acompanhamento mais de perto, com cuidados maiores:

“E ele mesmo internado ficava interagindo com a gente pelo telefone, mandando mensagens, esperançoso de sair logo do hospital. Porém ele teve uma queda da oxigenação e precisou ser entubado. Após ter alguma melhora ele foi extubado, mas imediatamente teve que ser entubado novamente porque o quadro se agravou a cada dia. E pelo que a gente tenha conhecimento ele não possuía comorbidades”.

Durante o período em que padre Fernando ficou hospitalizado o representante da Arquidiocese responsável pela comunicação entre os médicos e a família foi padre Ricardo Passamani, que também é médico e Assessor Eclesiástico da Pastoral da Saúde. Diariamente ele compartilhou as notícias sobre o estado de padre Fernando, por meio de mensagens de áudio. A Arquidiocese de Vitória esteve em oração nestes dias de internação do nosso padre e estamos unidos à sua família na esperança da ressurreição.

Sobre a passagem de padre Fernando pela Igreja particular de Vitória, padre Jorge Campos destaca: “eu senti ele nos últimos anos, desde que foi ordenado, com um entusiasmo imenso pela pastoral, pela paróquia, pelo exercício do ministério sacerdotal, uma alegria de ser padre. Com muitos sonhos, muitos projetos e muito feliz e realizado. Um padre integrado ao presbitério, sempre participando das reuniões e retiros dos presbíteros e sempre assumindo com alegria e muita responsabilidade os ofícios confiados a ele como vigário paroquial, como pároco, como coordenador da comissão bíblico-catequética e como coordenador da área pastoral de Vitória. Sempre fazendo tudo com muita competência”.

História de Padre Fernando

Nascido em 12 de junho de 1984, padre Fernando teve a origem na vida em comunidade, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Viana. Filho de Dilzete Maria da Silva Couto  e Vicente Paulo de Souza (falecido em 2014), irmão de Paulo César, Paulino, Antônio, Marina, Ana Maria, Rosenilda e Renata, ele ingressou no Seminário Nossa Senhora da Penha no ano de 2008, onde fez o caminho vocacional e participou de todas as etapas de formação: Propedêutico, Filosofia e Teologia.

Após alguns anos no Seminário ele pediu para dar um tempo, saiu para trabalhar e para fazer uma experiência fora atuando como professor de Filosofia por um período. No ano de 2015 ele solicitou reingresso ao Seminário para dar continuidade ao processo formativo e foi acolhido. Foi ordenado padre na Catedral Metropolitana de Vitória, em 04 de fevereiro de 2017 e seu lema foi “Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado” (Jr 1,5).

Assim que foi ordenado padre ele fez uma experiência como Vigário Paroquial na paróquia São Francisco de Assis, em Laranjeiras. No mês de maio de 2017 ele já foi nomeado Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Morada de Laranjeiras, Serra. Ficou nesta paróquia de 2017 até 2018, quando tomou posse como Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Jucutuquara, Vitória.  Além disso, atualmente estava como Coordenador da Comissão Bíblico-Catequética da Arquidiocese de Vitória e como Coordenador da Área Pastoral de Vitória.

 

Informes do sepultamento

Local: Catedral de Vitória

Dia 21 – segunda
21:00 – Chegada do corpo e missa de corpo presente

Dia 22 – terça
06:00 – Missa de corpo presente
08:00 – Missa de Corpo presente, presidida pelo Arcebispo Dom Dario e Transmitida pelas redes da Arquidiocese de Vitória – ES
10:00 – Rito de encomendação na Matriz de Viana, após sepultamento.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 29 julho
sábado 31 julho
domingo 1 agosto
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por