Faltam 30 dias para a 452ª Festa da Penha

18 março, 2022

Os devotos da padroeira podem dar início à contagem regressiva e esperar grandes surpresas nas homenagens à Virgem, que acontecem entre os dias 17 e 25 de abril. Mas para isso, a Comissão Organizadora da Festa da Penha faz um apelo: para a população que ainda não completou seu esquema vacinal, que realizem a sua imunização.

O pedido é para que seja possível, de acordo com os protocolos da Secretaria de Estado da Saúde, a realização do evento com as tradicionais atividades presenciais, incluindo a Romaria dos Homens. Nos próximos dias será divulgada a programação e a expectativa é, atingindo as metas do Governo do Estado, o evento seja realizado de forma plena.

“Para que esta ocasião de graça seja bem celebrada por todos nós, pedimos que as indicações e as orientações da Ciência e dos profissionais da Saúde sejam observadas e promovidas, sobretudo, no que diz respeito à vacinação de todos e todas. Particularmente, dos que ainda não completaram o quadro vacinal, que deixaram de tomar alguma das doses, ou que ainda não se vacinaram. Tais medidas são essenciais a fim de que a Festa de Nossa Senhora da Penha possa ocorrer em sua forma presencial, algo que todos e todas esperamos há mais de dois anos. Porém, é importante salientar que nos últimos anos, o esforço de muitas mãos garantiu que esta ocasião, de grande alegria para todo o Estado, fosse mantida e vivenciada”, destacou o arcebispo metropolitano, Dom Dario Campos.

O padre Renato Criste, membro da Comissão Organizadora da Festa da Penha, explica que o grupo teve na manhã desta quinta-feira (17) uma reunião com o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, onde a comissão assumiu esse compromisso de incentivar a população, através de nossas dioceses, paróquias e todos os devotos a se vacinarem, em especial os idosos e os adolescentes.

Além das atividades presenciais que vêm sendo planejadas, haverá também a versão online da Festa, levando a palavra do Evangelho para dentro das casas dos capixabas e além das fronteiras do Estado, como foi feito com sucesso nos últimos dois anos do evento.

“Desejamos que seja uma retomada de muita emoção, mas sem esquecer o mais importante, que é a saúde e a vida de nossos irmãos na fé, por isso seguiremos todos os protocolos e apelamos para que a população se vacine, na esperança de que possamos celebrar juntos o amor de Cristo e nossa devoção à Mãe das Alegrias”, diz o Guardião do Convento da Penha, Frei Djalmo Fuck.

Lembrando que o tema da festa este ano será “Saúde dos enfermos, rogai por nós”, trecho da Ladainha de Nossa Senhora. A escolha é justamente uma alusão tanto ao início da retomada quanto à cautela que ainda precisamos ter neste período.

Desde agosto, as equipes já vêm se reunindo para preparar as homenagens à padroeira dos capixabas. A Comissão Organizadora da Festa da Penha tem aliado forças à iniciativa privada e comunidades para que abracem o evento que é genuinamente capixaba.

A Comissão também se reuniu com o Governador do Estado, Renato Casagrande, e já vinha fazendo interlocução junto ao secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes.

“É extremamente significativa e simbólica a retomada da população às ruas em união pela fé. Passamos por momentos muito difíceis e a mensagem é que só o amor em Maria e em seu filho Jesus pode nos redimir da dor”, completa padre Renato Criste, membro da Comissão.

Vale destacar que, entre os dias da festa, de 17 a 25 de abril, haverá dois feriados:  21, que é nacional, Dia de Tiradentes, e o outro dia 25, feriado estadual de Nossa Senhora da Penha. Com isso, a expectativa é que público esteja ainda mais presente na programação do evento.

A Festa da Penha está entre os maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba. Ela é uma realização do Convento da Penha, Arquidiocese de Vitória e da Associação de Amigos do Convento da Penha.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 18 maio
quinta-feira 19 maio
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por