FESTA DA PADROEIRA EM COBILÂNDIA

30 setembro, 2022

Entre os dias 02 a 12 de outubro acontecerá a Festa da Padroeira da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Cobilândia – Vila Velha. Os festejos serão realizados na matriz da paróquia.

Padre Gudialace Silva de Oliveira, que tomou posse na paróquia no último dia 09 de setembro, destacou: “Esta será a minha primeira vez à frente da Festa de Nossa Senhora Aparecida. Meu coração está exultante de alegria, porque aqui encontrei um povo muito disposto a servir e realizar uma linda festividade para a Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo. Então sei que não estou sozinho” Sobre a programação da festa, o novo pároco completou: “Teremos a presença de vários padres amigos e também do nosso bispo auxiliar, Dom Andherson Franklin que presidirá a nossa missa de encerramento”. 

Com o tema “Com Maria, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária”, a única paróquia da Arquidiocese de Vitória com o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, iniciará a programação no domingo, dia 02 de outubro, com missa e procissão luminosa. Entre os dias 03 e 11 de outubro acontecerão as novenas e missas. Durante o dia 12 de outubro, dia da Solenidade, serão realizadas três missas: às 09h e 12h, celebrada pelo Padre Gudialace e às 16h, presidida por Dom Andherson Franklin, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória.

A todo o povo de Deus, Padre Gudialace deixou o convite: “Aproveito para deixar aqui o convite a todos os devotos da Mãe Aparecida a virem celebrar conosco. Seja em um dos dias da novena ou em uma das nossas três missas festivas no dia 12 de outubro. Sejam todos bem vindos”.

Confira a programação completa abaixo!

A HISTÓRIA DA PADROEIRA DO BRASIL

A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje, cidade de Ouro Preto (MG). 

Convocados pela Câmara de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram à procura de peixes no Rio Paraíba. Desceram o rio e nada conseguiram. 

Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu, onde lançaram as redes e apanharam uma imagem sem a cabeça, logo após, lançaram as redes outra vez e apanharam a cabeça, em seguida lançaram novamente as redes e, dessa vez, abundantes peixes encheram a rede. 

Durante anos, a imagem ficou com Filipe, até que presenteou seu filho que, usando de amor à Virgem, fez um oratório simples e passou a se reunir com os familiares e vizinhos, para receber todos os sábados as graças do Senhor por Maria. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil. 

Por volta de 1734, o Vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública, em 26 de julho de 1745. Mas o número de fiéis aumentava e, em 1834, foi iniciada a construção de uma igreja maior (atual Basílica Velha). 

No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da Virgem Maria para rezar com a Senhora “Aparecida” das águas. 

O Papa Pio X, em 1904, deu ordem para coroar a imagem de modo solene. No dia 29 de abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. Grande acontecimento, e até central para a nossa devoção à Virgem, foi quando, em 1929, o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil, com estes objetivos: o bem espiritual do povo e o aumento cada vez maior de devotos à Imaculada Mãe de Deus. 

Em 1967, completando-se 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário de Aparecida a Rosa de Ouro, reconhecendo a importância do Santuário e estimulando o culto à Mãe de Deus. 

Com o passar do tempo, a devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi crescendo e o número de romeiros foi aumentando cada vez mais. A primeira Basílica tornou-se pequena. Era necessária a construção de outro templo, bem maior, que pudesse acomodar tantos romeiros. Por iniciativa dos missionários Redentoristas e dos Senhores Bispos, teve início, em 11 de novembro de 1955, a construção de uma outra igreja, a atual Basílica Nova. Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo II e recebeu o título de Basílica Menor. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida Santuário Nacional, sendo o “maior Santuário Mariano do mundo”. 

No ano de 2017, a Igreja comemorou os 300 anos em que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por três pescadores nas águas do Rio Paraíba do Sul, no ano de 1717. 

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós! 

[Fonte: cancaonova.com]

CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA APARECIDA

“Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil. 

Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas. 

Recebei-me, ó Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte. 

Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade. 

Assim seja”.

Texto: Renann Siqueira

Compartilhe:

VÍDEOS

terça-feira 29 novembro
quarta-feira 30 novembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook