Os fieis capixabas e de todo Brasil, devotos de Nossa Senhora da Penha, estão ansiosos para a realização da Festa da Penha 2022 – que vai acontecer de 17 a 25 de abril – de forma presencial. Em entrevista no programa Papo Cabeça desta quarta-feira (30), na Rádio América, padre Renato Criste, Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Vitória e Membro da Comissão Organizadora da Festa, afirmou que muita gente queria participar fisicamente da programação e chegou a hora dessa grande retomada.
Alinhados com os órgãos de saúde do governo, foram realizadas algumas reuniões com as Secretarias de Saúde, com o próprio governador Renato Casagrande, com as principais prefeituras, as que integram a Grande Vitória, buscando estabelecer diálogo e elementos seguros que favoreçam a realização da Festa da Penha. Padre Renato reafirmou que “obviamente ainda estamos em um contexto de pandemia que exige de nós atenção e cuidado, porém num momento que nos oferece muito mais tranquilidade para realizar a festa da penha presencial”.
O sacerdote também comentou sobre a expectativa para este novo momento: “Acreditamos que vamos ter muitos fieis no Campinho do Convento ou no Parque da Prainha dependendo do dia e da programação e a grande expectativa é para as Romarias. Quando as pessoas perguntam: ‘Vai ter Festa da Penha? É quase um sinônimo de vai ter Romaria dos Homens? Vai ter Romaria das Mulheres? ’. Então com a graça de Deus neste ano nós teremos essas duas maiores romarias de toda programação da festa da Penha. Então é uma grande expectativa porque essa festa é muito simbólica. Há 2 anos estávamos paralisando nossas atividades e as vésperas da realização da Festa da Penha tivemos que nos reinventar e pensar em uma festa totalmente online e agora a Festa da Penha mais uma vez marca nossa história, uma retomada, um recomeço e a Festa da Penha deste ano tem essa característica simbólica de um renovo das nossas forças físicas e espirituais”.
Confira alguns trechos da entrevista:
Programação
“A gente tem uma programação variada tanto religiosa, quanto cultural, oferecendo mais horários de missas para inclusive diluir a participação das pessoas no Campinho. A participação das Áreas Pastorais na missa principal do dia durante o Oitavário; à noite teremos uma programação no Campinho do Convento sempre de segunda a sexta-feira, às 19h30. Seja uma programação cultural ou religiosa, porque a festa procura integrar essas duas dimensões. E depois de dois anos de pandemia nós aprendemos algo que certamente veio para ficar que é adentrar cada vez mais nos veículos de comunicação, nas mídias sociais, na internet, na TV, nas rádios. Então nós vamos manter o programa Salve Mãe das Alegrias, um programa pensado e preparado para a internet e também disponibilizado para os programas de TVs. Além da variedade é a busca de qualificação seja das nossas produções, dos nossos conteúdos, das atrações, muito embora já temos um histórico muito bonito. Mas a medida que a gente vai ganhando experiência e vamos avançando a gente vai aprendendo com os desafios e nos aperfeiçoando cada vez mais”.
Tema
“O tema é inspirado na oração e ladainha de Nossa Senhora e escolhido bem de propósito, invocada como Saúde dos Enfermos e escolhida bem de propósito exatamente porque passamos aí por dois anos muito difíceis, estamos ainda atravessando um período pandêmico que fez muitas vítimas, muitas pessoas foram atingidas direta e indiretamente e este tema é bem oportuno a fim de buscarmos a saúde integral. Não só a saúde física, mas a saúde espiritual, a saúde emocional, a saúde em um sentido pleno. Que nós nos voltemos também para essa realidade buscando reestabelecer a nossa saúde integral”.
Ouça a entrevista completa:
Entrevista Papo Cabeça – Padre Renato Criste – Festa da Penha 2022 – Parte 1
Entrevista Papo Cabeça – Padre Renato Criste – Festa da Penha 2022 – Parte 2