Hoje foi o dia da área pastoral Benevente celebrar na Festa da Penha. A missa das 16h foi presidida pelo Pe. Ermindo Raposo e a homilia ficou por conta do Pe. Mukabi Pierre. O tema do dia foi o “Olhar de Cuidado e Atenção”.
Sobre o tema, padre Ermindo disse que o olhar de Maria é sempre muito atencioso, segundo ele um dos exemplos está nas bodas de Caná (João 2:1-11), quando a mãe de Jesus viu a necessidade daquele momento e intercedeu junto a seu Filho.
O padre disse que o olhar de Nossa Senhora da Penha está voltado para todos, mas sempre com atenção especial para o mais necessitados. Ele completa dizendo que “ela nos ensina a olhar para Jesus”.
Para Pe. Ermindo, foi “um privilégio presidir a Eucaristia de hoje” pois ele está comemorando 25 anos de ordenação sacerdotal.
Durante a homilia o Pe. Pierre disse que Celebramos a alegria de ter uma mãe que nos deu um filho que é Deus, e fazendo alusão ao Evangelho que narra a passagem dos discípulos de Emaús ele disse que Jesus quer abrir a nossa inteligência através das escrituras, “pois Ele caminha conosco e não nos abandona.”
O padre afirmou também que precisamos cuidar dos nossos irmãos, fazer o mesmo que os apóstolos fizeram em nome de Jesus. “É preciso ajudar, encaminhar e puxar para que a pessoa caminhem por conta própria”, afinal “nada pode nos impedir de ir além.”
E finalizando a Homilia, o sacerdote falou que “o nosso coração tem que arder quando encontramos Jesus na palavra, na Eucaristia nos pobres.”
A 451ª Festa da Penha, que vai até o dia 12 de abril, começou às 6h com a bênção da manhã e ao meio dia teve terço e consagração à Nossa Senhora. O evento é todo on-line por causa da pandemia da covid, mas nem por isso deixou de ser interativo, afinal as pessoas podem participar via redes sociais e rádio América.
Hoje à noite quem celebra a Eucaristia é Dom Décio, bispo emérito da diocese de Colatina. A missa acontece às 20h e pode ser acompanhada pelas redes sociais do convento, site A Gazeta e Rádio América 91,1.