Festa da Penha volta a ter o Terço Gigante em 2021

Perto de completar 23 anos, a tradição do “Terço Gigante” entre as palmeiras do alto do Convento durante a Festa da Penha só foi interrompida na última edição do evento por causa da pandemia do Coronavírus, mas em 2021 ela estará de volta. É o que garante o idealizador do projeto, o médico Osmar Sales, que planeja uma decoração inspirada no tema da 451ª edição, “Vosso Olhar a Nós Volvei”.

“Estamos na fase de composição de ideias e trabalharemos dentro do tema da ternura e do cuidado de Maria e seu envolvimento com a humanidade. Passamos por um momento de sofrimento e perda de pessoas queridas. E quando estamos assim, nada nos acalenta mais do que o colo materno. O olhar da mãe também é seu colo, onde estamos seguros. Essa é nossa ideia”, diz Osmar.

Na busca de traduzir esse sentimento no Terço Gigante, a intenção é representar o coração misericordioso de Jesus dentro da cruz, que ganha um aspecto de acolhimento, não de sofrimento. Dentro do coração, a humanidade retratada por um globo com as nações do planeta. Já as contas do terço deverão refletir luz, traduzida na esperança que não devemos perder. O material será confeccionado com laminado, projeta Osmar. Ele explica que outra possibilidade também é trabalhar a coroa de espinhos, no sentido de destacar o sofrimento para alcançarmos a vitória. As duas opções estão em estudo.

A confecção do terço, propriamente dita, deverá ter início a partir de janeiro e a montagem nas palmeiras será tradicionalmente no Sábado de Aleluia, que no próximo ano será no dia 03 de abril. Cerca de 20 pessoas são voluntárias na confecção do terço, que trabalham de suas próprias casas na produção dos materiais.

De acordo com o médico, o primeiro “Terço Gigante” foi montado por ele em 1998, na tentativa criar um terço semelhante ao grande terço da Missa celebrada pelo então Papa João Paulo II, quando esteve no Rio de Janeiro, em 1997.

Então, ao confeccionar, o terço ficou muito pesado e não subia com balões de gás hélio e neste ano, ele foi carregado pelas devotas durante a Romaria das Mulheres daquele ano e em seguida, com permissão de um Frei do Convento ele pendurou nas palmeiras. Já em 1998, Osmar decidiu novamente fazer o terço, tradição que se mantém viva. A ideia é sempre passar um ensinamento ou uma tradição católica, uma espécie de “catequese”.

Festa da Penha em 2021 terá eventos com número reduzido de pessoas e manterá formato virtual

A próxima edição da Festa da Penha, que acontecerá entre os dias 04 e 12 de abril de 2021, seguirá mantendo os cuidados por causa da pandemia do Novo Coronavírus. A organização anunciou, na manhã desta sexta-feira (11), que irá realizar eventos na programação para um número reduzido de pessoas, conforme avaliação das autoridades à época. Assim como também manterá o formato virtual e interativo, iniciado na última edição da Festa.

“Sabemos que os tempos atuais não favorecem planejamento a longo e médio prazo, porém, não se pode descuidar da necessária organização da maior festa religiosa do Espírito Santo e uma das três principais festas marianas do Brasil. Por isso reunimos hoje parceiros, apoiadores e imprensa para anunciar nossos primeiros passos para o evento”, disse Frei Paulo Roberto, Guardião do Convento, em anúncio feito durante reunião virtual.

Para a próxima edição, o formato virtual e interativo será privilegiado, havendo atividades presenciais em número reduzido e conforme avaliação das autoridades de Saúde à época da Festa.

Ele explicou que, entre as atividades virtuais e interativas, será mantido diariamente o Programa Salve Mãe das Alegrias, ao vivo, com notícias, entrevistas e variedades, em um formato inovador. A Recitação do Terço e a Consagração à Nossa Senhora também serão realizadas diariamente em formato online, assim como a Eucaristia e transmissão das missas vespertinas. “Já as atividades presenciais, como a abertura do Oitavário e a Missa de Encerramento, entre outras, acontecerão com controle de público, em número de participação conforme orientação das autoridades sanitárias. Mas toda a programação, inclusive a que tiver público, será trasmitida em nossas redes e nos canais dos veículos de comunicação parceiros do evento”, destaca Frei Paulo.

Outra novidade é a presença da imagem de Nossa Senhora da Penha mais lúdica, elaborada para estar presente nas peças de comunicação alusivas à Festa com a finalidade de criar empatia com o público de todas as idades, em especial os mais jovens.

O tema da Festa 2021 é “Vosso olhar a nós Volvei”, em alusão ao canto tradicional da devoção Mariana e ao poder do olhar misericordioso de Nossa Senhora sobre nosso povo.

A escolha, segundo Frei Paulo, se faz propícia no cenário atual, em que devemos renovar os votos de fé para que nossa padroeira interceda por nós. Mas também tem outro significado nesse período de pandemia.

Formato digital

Ao completar 450 anos de existência, em 2020, a Festa da Penha, maior evento religioso do Espírito Santo e uma das maiores festas marianas do País, precisou se reinventar. Em um tempo recorde de pouco mais de 15 dias, foi produzida e realizada a Festa em novo formato, pela primeira vez em sua história totalmente virtual e interativo.

Durante o evento, foram mais de 1.338.220 interações nas páginas das redes sociais do Convento, com participações de diversas cidades do Estado, do Brasil e até de países do exterior. Mais cerca de 600 matérias foram veiculadas nos diversos veículos de imprensa do Estado – sempre parceiros desta manifestação de fé popular – e do País, incluindo transmissões ao vivo da nossa programação.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
domingo 18 abril
sexta-feira 23 abril
terça-feira 27 abril
quarta-feira 28 abril
Nenhum evento encontrado!