Festa de Nossa Senhora da Conceição em Viana

29 outubro, 2021

No próximo Domingo (31) será realizada a Santa Missa de Abertura para as Festividades em honra a Nossa Senhora da Conceição, este ano em especial também unindo as comemorações, os 175 anos da Chegada da Imagem a Comunidade Matriz em Viana.

Durante o mês de Novembro, a imagem irá peregrinar pelas 26 comunidades que integram a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, incluindo as Paróquias Mãe da Misericórdia (Marcílio de Noronha) e Santa Clara de Assis (Vila Bethânia) que estão presentes na cidade de Viana, já que Nossa Senhora da Conceição é a padroeira do município.

A novena terá início nesta sexta-feira, dia 29, e será transmitidas no canal do Youtube da Paróquia e através do site paroquial.

História da Imagem de Nossa Senhora da Conceição

A Igreja Matriz fora inaugurada em 1817, no entanto somente em 1846 chegou a imagem da Padroeira Nossa Senhora da Conceição, encomendada pelo Pe João Luiz da Fraga Loureiro, Vigário da Paróquia.

Viana tinha um porto fluvial bastante movimentado, chamado Porto da Igreja, localizado ao sul da cidade, às margens do Rio Santo Agostinho, onde desembarcou a imagem da padroeira.

Assim descreveu o Pe. Fraga este acontecimento:

“No dia 05 de janeiro de 1846, foi conduzida para esta Freguesia, a imagem de Nossa Senhora da Conceição, às expensas do Vigário e com pequenos adjutórios do povo. Colocada em uma barraca de madeira que se fizera no porto e, decentemente ornada de arcos e cortinas de Damasco, foi solenemente benta pelo reverendíssimo prior do convento de Nossa Senhora do Carmo, Fr. Vicente Ferreira Alves do Rosário acompanhado dos reverendíssimos Fr. Gustavo de Santa Cecília Sousa e Pe. João Pinto Carneiro, e do reverendíssimo Vigário da Freguesia.”

Concluída a cerimônia de bênção, foi a mesma augusta imagem levada em solene procissão, entre um brilhante concurso de povo à igreja, ali se celebrou no dia seguinte, 06 do mesmo mês, a sua Missa cantada, com sermão que pregou o reverendíssimo Pe. João Pinto Carneiro, às expensas dos festeiros, José Pedro Rodrigues e Francisco Monteiro do Nascimento.

Quando o pavoroso incêndio ocorrido em 24 de março de 1848, as demais imagens da igreja foram consumidas em chamas, apenas a de Nossa Senhora da Conceição foi salva graças ao heroísmo de uma moradora, açoriana, D. Luíza Aurélia da Conceição, que enfrentou as chamas para cumprir tão sagrada tarefa.

Acompanhe a programação através das redes sociais da Paróquia.

Facebook: https://www.facebook.com/pnsconceicaoviana/

Instagram: https://instagram.com/pnsconceicaoviana?utm_medium=copy_link

YouTube: https://youtube.com/channel/UC8XWxpmUVF-DKRq5nK3RGAA

Site: https://www.pnsconceicaoviana.com.br/

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 27 novembro
terça-feira 29 novembro
quarta-feira 30 novembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook