Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

24 janeiro, 2022

Nesta segunda-feira (24), inicia-se a festa em honra a Padroeira da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Vila Velha.

A programação acontecerá durante dez dias e contará com o Santo Terço, com a presença das pastorais e movimentos da paróquia. Haverá também louvor e animação com os grupos de oração e a Santa Missa. Durante a semana a programação inicia-se às 18h30 e a Santa Missa às 19h30. No sábado e domingo a programação iniciará às 18h e a Santa Missa às 19h. 

As festividades acontecerão no Centro de Formação Pastoral que está localizado na Av. Álvares de Azevedo, 29 – Cidade da Barra, Vila Velha/ES.

A PADROEIRA DOS NAVEGANTES E DOS VIAJANTES

A primeira razão da devoção a Nossa Senhora dos Navegantes ou Nossa Senhora da Boa Viagem é obviamente por sua proteção contra os perigos do mar, o seu socorro nas tempestades. Foi por esse motivo que essa devoção chegou aqui, juntamente com os navegantes portugueses, desde a época do descobrimento do Brasil em 22 de abril de 1500.

Naquele tempo, as embarcações eram menores e não tão seguras quanto as atuais. Por isso, as pessoas que viajavam de barco não sabiam se retornariam com vida. Além disso, os recursos de navegação eram quase inexistentes.

Era muito comum que os marinheiros se orientassem pelo sol, durante o dia, e pelas estrelas durante a noite. Dessa forma, a “Estrela do Mar”, que é a Virgem Maria, tornou-se a Senhora dos Navegantes, que por ela se orientavam nas “noites escuras” das suas viagens. Muitas são as comunidades paroquiais, e até cidades, que tem Nossa Senhora dos Navegantes como padroeira, por todo o Brasil.

A ESTRELA DA ESPERANÇA

Nossa Senhora dos Navegantes é a “Estrela do Mar”, que guia e protege os pescadores, marinheiros e viajantes em suas jornadas pelos mares e os leva a um porto seguro. Em sentido ainda mais profundo e espiritual, a Virgem Maria é a Estrela que nos conduz ao porto seguro da salvação, que é Jesus Cristo.

Da mesma forma que os magos do oriente foram guiados pela estrela para Belém, para lá encontrar o Menino Deus e o adorar, também nós somos guiados pela Estrela do Mar até nos encontrar definitivamente com seu divino Filho, no porto seguro, que é o Reino dos Céus.

Por isso, Nossa Senhora é modelo de Igreja, intercessora e auxílio nas tribulações, e Mãe de todos nós, seus filhos e escravos de amor. Diante dessa bela e luminosa Estrela do Mar, que é Maria Santíssima, não temos que temer as tempestades, os mares revoltos, as grandes ondas que, por vezes, ameaçam nos levar ao naufrágio. [Formação Canção Nova – Adaptado]

 

Compartilhe:

VÍDEOS

terça-feira 29 novembro
quarta-feira 30 novembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook