Festa de Santa Clara

11 agosto, 2021

Hoje a Igreja celebra uma santa que é conhecida como patrona da televisão. Santa Clara que nasceu na cidade de Assis, na Itália, no ano de 1193 e era de família nobre, se destacou desde cedo por sua caridade e respeito para com os pequenos.  Querendo viver a pobreza evangélica vivida por São Francisco de Assis, se apaixonou pelo estilo de vida adotado pelo santo.

No município de Viana, no bairro de Vila Bethânia, tem uma paróquia que tem a santa como padroeira. O pároco é Frei Quércio Patrique de Souza – da Ordem dos Frades Menores Capuchinho – desde dezembro de 2019. E desde a sua fundação em 1994 ela é administrada pelos religiosos. Atualmente contempla 12 comunidades no entorno da Igreja Matriz.

A programação começou no dia 07 de agosto e se encerra hoje, às 19h30, com uma missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória Dom Dario Campos. A participação presencial dos fiéis vai acontecer por meio de agendamento que deve ser feito pelo telefone: 99777-0583 (Lucia). No total 150 vagas foram disponibilizadas. A transmissão vai ser feita pelas redes sociais da paróquia: Youtube, Instagram e Facebook.

A paróquia Santa Clara de Assis está localizada na rua Minas Gerais, nº 39, Vila Bethânia / Viana – ES

A história da padroeira

Com apenas dezoito anos, a jovem abandonou o seu lar para seguir Jesus radicalmente, no ano de 1212. Para isso, foi ao encontro de Francisco de Assis na Porciúncula e teve seus lindos cabelos cortados, como sinal de entrega total ao Cristo pobre, casto e obediente.

Ao se dirigir para a igreja de São Damião, Clara – juntamente com outras moças – deu início à Ordem, contemplativa e feminina, da Família Franciscana (Clarissas), da qual se tornou mãe e modelo, principalmente ao longo tempo de enfermidade, período em que permaneceu em paz e totalmente resignada à vontade divina. Não obstante, com o Santíssimo Sacramento, teve a força de expulsar os mouros, que queriam invadir a cidadezinha de Assis.

Quando São Francisco faleceu, em 1226, Clara teve o singular privilégio de assistir, – projetadas na parede de sua pequena cela – as imagens solenes do rito fúnebre do santo, que se realizava na igreja Santa Maria dos Anjos. Por este motivo, Santa Clara foi proclamada “Patrona da Televisão”.

Com informações do site Vatican News.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 26 janeiro
sábado 29 janeiro
domingo 30 janeiro
terça-feira 1 fevereiro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por