Festa de Santa Maria Goretti

5 julho, 2023

No próximo dia 6 de julho será celebrada a Festa de Santa Maria Goretti, uma virgem, mártir, que alcançou muitos milagres a seus devotos após a sua morte.

Santa Maria Goretti nasceu na cidade de Corinaldo, Itália, no ano de 1890. Era filha de Luigi Goretti e de Assunta Carlini e morreu ainda menina ao resistir as tentativas de sedução de Alexandre, filho de um fazendeiro, que a golpeou com 14 facadas.

Mesmo em suas últimas horas de vida ela perdoou o seu assassino e confidenciou a sua mãe:

“Sim, o perdoo… Lá no céu, rogarei para que ele se arrependa… Quero que ele esteja junto comigo na glória eterna”. (Santa Maria Goretti)

Alexandre foi sentenciado a prisão, onde se converteu após ter uma visão de Maria Goretti apanhando flores e oferecendo-as a ele.

Em 1947, Santa Maria Goretti foi beatificada pelo Papa Pio XII, que apareceu no “Balcão de São Pedro” com a mãe de Maria, três das suas irmãs e irmãos. Em 1950 ela foi canonizada pela sua pureza e uma grande multidão compareceu a cerimonia. Alexandre estava ainda vivo e também participou. Na época de sua canonização já haviam sido verificados e certificados cerca de 40 milagres resultados de sua intercessão. Santa Maria Goretti é considerada padroeira das adolescentes e da castidade.

Na Arquidiocese de Vitória, no bairro Jardim América, em Cariacica, existe uma paróquia dedicada a Santa Maria Goretti há 69 anos. Com 13 comunidades, a paróquia tem como pároco padre Roberto Moreira. A festa em honra a Santa acontecerá do dia 06 de julho até dia 16 de julho de 2023, onde neste dia daremos abertura ao Ano Jubilar, em comemoração aos 70 anos de existência da paróquia. Os festejos estão sendo planejados com muito empenho e alegria.

Perguntando a alguns coordenadores paroquiais das pastorais e das comunidades, sobre o que significa a festa de Santa Maria Goretti para cada um deles, responderam:

“A festa de Santa Maria Goretti para nós é a alegria do encontro entre irmãos para render graças a Deus pelo testemunho de vida e intercessão de nossa padroeira; e especialmente nesses dias de festa que se aproximam entoaremos juntos um grande louvor pela graça de iniciarmos o ano jubilar rumo aos 70 anos de nossa paróquia, que em suas 13 comunidades, testemunham o carisma da Paixão de Jesus Cristo.”

Karoline Amancio e Kleber Moreira Coordenação Paroquial de Música

“A Festa de Santa Maria Goretti em sua honra é uma ocasião especial para lembrar e celebrar sua vida e seu testemunho de virtude. É um momento de reflexão sobre a importância da pureza, da santidade e do perdão, que são aspectos centrais da vida da Santa.

Além disso, a Festa de Santa Maria Goretti também pode servir como um lembrete inspirador para todas as pessoas, independentemente de sua fé, sobre a importância de buscar a virtude, a honestidade e a resiliência em face das adversidades.  É exemplo de coragem diante da violência e do perdão, o que pode servir como uma fonte de inspiração e encorajamento para superar desafios pessoais e cultivar relacionamentos saudáveis.

No entanto, é importante ressaltar que o significado específico da festa de Santa Maria Goretti pode variar de acordo com as crenças e experiências individuais de cada pessoa.”

Stael Deorce Coordenação Comunidade Matriz

“A Festa de Santa Maria Goretti, nossa doce padroeira, representa um momento de graça para todos nós. Momento de pedirmos a Deus que possamos resistir à tentação do mundo e abrir nosso coração para o perdão.

Momento favorável para rezarmos pelos nossos jovens, que como nossa padroeira tão menina testemunhou seu sim a Deus.

Que a exemplo de Santa Maria Goretti possamos ter sempre a pureza de coração e do perdão.

Santa Maria Goretti, rogai por nós!”

Margareth Rozendo, Liturgia Paroquial

Todos os dias um celebrante diferente participa da festa da padroeira Santa Maria Goretti. Diariamente terão quitutes preparados por pessoas devidamente equipadas e shows com diversos cantores.

Toda a arrecadação será destinada para a reconstrução da Igreja Matriz, que passa por reforma.

Texto por:  Leonardo Torezani Cesconeti / Eliza Ribett – Coordenação Paroquial da Pastoral da Comunicação

Compartilhe:

VÍDEOS

segunda-feira 26 fevereiro
terça-feira 27 fevereiro
segunda-feira 4 março
Nenhum evento encontrado!

Facebook