FESTA DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

30 maio, 2022

Na próxima terça-feira (31), tem início a Trezena em honra a Santo Antônio. Em Vila Velha, as festividades serão realizadas na Paróquia Santo Antônio de Pádua, localizada no bairro Soteco.

Com o tema “Santo Antônio, ajudai-nos a vivermos como cristãos, unidos pelo Espírito Santo!”, a paróquia realizará treze dias de celebrações, com padres convidados. Todos os dias a programação iniciará com momento devocional, às 19h15, seguido da Santa Missa, às 19h30. No dia 13 de junho, dia da Festa do Padroeiro, a Santa Missa será presidida por Dom Andherson Franklin, bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória.

No dia 11 de junho, como parte da programação das festividades da Trezena, será realizado o Casamento Comunitário.

Durante este mês de junho, os paroquianos fazem memória ao Santo Padroeiro, pedimos sua intercessão e agradecendo por todas as graças já alcançadas por meio dele.

SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

No dia 13 de junho, celebramos Santo Antônio de Pádua, conhecido como “santo casamenteiro”. Nascido no ano de 1195, em Lisboa – Portugal, Santo Antônio teve como nome de batismo Fernando. Aos 15 anos de idade, ingressou ao Convento dos cônegos de Santo Agostinho, nas redondezas de Lisboa, onde ficou pouco mais de dois anos. Depois, foi transferido para o mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra. Neste último, Santo Antônio teve contato com frades franciscanos menores, visto que eles eram hóspedes do mosteiro. Após o martírio destes frades em Marrocos, Santo Antônio que contemplara os corpos daqueles cinco franciscanos mártires em Cristo, decidiu seguir a comunidade franciscana.

Santo Antônio encontrou para o Convento de Olivais, onde adotou o nome de Antônio. Teve um curto noviciado e seguiu para a missão de evangelizar em Marrocos. Adoeceu e teve que retornar para Portugal. Em 1221, numa assembleia da Ordem Franciscana, Santo Antônio teve o seu primeiro contato com São Francisco de Assis. Santo Antônio só foi conhecido, dentro da comunidade franciscana, após o início de suas pregações, muitas lidas e estudadas até hoje. O destaque veio devido à sua grande sabedoria dom. Graças a isto, ajudou a propagar o Evangelho na Itália e da França. 

Santo Antônio morreu no dia 13 de junho de 1231, aos 36 anos, em Pádua. Sendo canonizado onze meses depois pelo Papa Gregório IX e, em 1946, Papa Pio XII o proclamou Confessor e Doutor da Igreja. “Como Santo Antônio foi sepultado numa terça-feira este dia da semana lhe é consagrado. Uma senhora de Toulon na França, por ter alcançado uma grande graça por intercessão de Santo Antônio, resolveu distribuir pães aos pobres em sua homenagem, daí a benção do pão de Santo Antônio, lembrando a caridade que se deve ter para com os mais necessitados”.

Fonte: CNBB

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 31 março
segunda-feira 1 abril
quinta-feira 4 abril
sexta-feira 5 abril
Nenhum evento encontrado!

Facebook