FESTA DE SÃO JOSÉ DE ANCHIETA

10 junho, 2024

Este ano, o Santuário Nacional de São José de Anchieta comemorou os dez anos da canonização de São José e os 490 anos do nascimento do santo jesuíta.

Foram 16 dias de festividades, incluindo novenas, acolhimento dos peregrinos dos Passos de Anchieta, apresentações culturais locais, lançamento de uma música em homenagem ao santo, romarias, quermesse e shows.

A celebração contou, neste domingo, com a presença do vice-presidente da Confederação Nacional dos
Bispos do Brasil, CNBB, Dom João Justino.

Entre outras coisas, o bispo destacou a importância do legado jesuíta para o Brasil e, principalmente, para o Espirito Santo, afirmando que São José de Anchieta foi crucial para o início da evangelização no estado e no Brasil.

As celebrações começaram no dia 25 de maio com a tradicional Romaria Luminosa. A primeira novena teve início no dia 29, de maio e se estendeu até 8 de junho.

A cada dia da novena, a missa era presidida por um padre convidado e contava com a participação de diversas paróquias do Espírito Santo, incluindo Guarapari, Piúma, Alfredo Chaves e Meaípe.

Durante os dias de celebração, o Santuário recebeu centenas de visitantes vindos de diversas partes do país, todos em busca da bênção de São José de Anchieta.

Para marcar os 10 anos de canonização do jesuíta, um ícone russo-bizantino foi enviado ao Santuário Nacional de São José de Anchieta e passou a compor a arte sacra do espaço, onde fica exposto no retábulo lateral.

O ícone foi entronizado por Dom Justino e passa a compor o espaço da devoção ao Apóstolo do Brasil.

O evento atraiu centenas de visitantes de todo o país, muitos em busca de bênçãos e com histórias de superação e cura.

Os festejos em homenagem a São José de Anchieta se estenderam ao longo de todo o domingo e reuniram aproximadamente 5 mil pessoas.

As celebrações começaram, às 9h, com adoração ao Santíssimo no Santuário. Às 14h, houve a exibição do Projeto Viva Anchieta, seguida pela missa solene de encerramento dos festejos às 16h.

O dia foi encerrado com um show do Dunga, às 17h.

 

 

Compartilhe:

VÍDEOS

segunda-feira 24 junho
quarta-feira 26 junho
quinta-feira 27 junho
sexta-feira 28 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook