De 16 a 19 de março de 2024, acontecerá na Paróquia Santa Luzia a Festa em honra a São José, na comunidade que leva o nome do Padroeiro no bairro Capuba. A festa contará com um tríduo que terá início no dia 16 e se estenderá até o dia 18, com Santa Missa presidida pelo Padre João Batista. No dia 19, solenidade de São José, ocorrerá a Santa Missa Solene.
Os fiéis que participarem do tríduo poderão, além de acompanhar a programação religiosa em honra a São José, também adquirir deliciosos quitutes preparados pela comunidade nas barraquinhas durante a quermesse na cantina da Igreja.
Conheça um pouco da história da comunidade:
A história da primeira Igreja católica construída na comunidade de Capuba e Enseada de Jacaraípe. Nossa igreja católica, mais conhecida como Comunidade de São José, teve início com o Sr. José Luiz Ferreira, morador local e líder comunitário, que através da doação de um terreno deu início a uma peregrinação para a construção da atual igreja. Com a ajuda de membros da atual comunidade, a primeira Celebração ocorreu com um movimento mútuo de muitas pessoas, que, com pedaços de madeira e folhas de coqueiros, enfeitaram o altar sob um palanque onde tínhamos a presença do Ilustríssimo Padre Ademar. Não me recordo da data, mas lembro-me que foi grandiosa a presença de Deus naquele dia.
Nesse momento, Padre Ademar, abençoado por Deus, fez surgir a nova Comunidade. Um tempo depois, Padre Ademar sugeriu que a Igreja ficaria melhor se fosse na Av. do Bairro e prontamente, José Luiz e os membros da comunidade conseguiram essa troca e iniciaram os preparativos para sua construção. Foi incrível a alegria contagiante das pessoas… eram tantas que até me confundo com seus nomes… Mas tenho em memória todos os seus rostos… Muitos tiveram participações importantes na construção, desde o projeto, doações e mãos à obra.
Há mais de 30 anos, é neste lugar memorável que, com muita fé, esperança e amor a Deus, Jesus Cristo e a Sagrada Família, nos reunimos até hoje celebrando missas, celebrações, matrimônios, batizados, primeiras comunhões, festas e dentre outros muitos encontros religiosos. Agradeço a todos que apoiaram essa iniciativa e se dedicaram e ainda se dedicam até o presente momento pela nossa comunidade São José de Capuba.
Marisa Ferreira (Participante da Comunidade São José)