Festa de São Sebastião agora é Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial

22 novembro, 2023

No último sábado (18) aconteceu o lançamento da festa de São Sebastião 2024, em Afonso Claudio, com um vídeo apresentado aos paroquianos. No próximo ano este momento será ainda mais especial, pois a festa do padroeiro na cidade agora é patrimônio histórico, cultural e imaterial do município. A lei foi aprovada pelo prefeito Luciano Roncetti Pimenta, em 19 de outubro de 2023, e segundo consta no documento a finalidade é preservar a herança histórica da fundação da cidade e da cultura, fomentando o conhecimento e a apreciação da religião católica.

Padre Rodrigo Chagas é o Administrador Paroquial da Paróquia São Sebastião do Alto Guandu e destaca que esta é uma das mais tradicionais festas municipais, pois vai completar 125 anos em 2024 e desde sempre tem grande participação do povo da cidade: “ganhamos um presente importante do nosso município e isso para a Igreja é um reconhecimento do grande trabalho de evangelização. Trabalho que o povo e que a paróquia São Sebastião realiza levando a palavra e o amor de Deus, e a intercessão do santo. Então por mais que seja um título civil, para nós é um reconhecimento de tudo aquilo que a paróquia já fez e faz”.

São Sebastião é celebrado em 20 de janeiro e a festa sempre começa antes com novena e a participação das comunidades e de padres de fora da paróquia. “No dia do padroeiro nós fazemos uma grande procissão com a cavalaria e várias participações, além de leilões. É uma festa muito bonita e merece sim ter esse título de patrimônio cultural, histórico e imaterial da nossa cidade porque realmente ela é cultura, religiosidade e história. Inclusive também no dia 20 de janeiro celebramos aniversário do município e de sua emancipação política”, ressalta padre Rodrigo.

Segundo o vice-prefeito Stewand Berger Schultz a história da fundação da cidade tem total relação com a devoção à São Sebastião e a participação da comunidade católica. “Desde que vieram algumas famílias que começou de fato a transformar a cidade de Afonso Claudio e isso teve uma participação muito grande da Igreja e da comunidade católica, na fundação da cidade de Afonso Claudio. A Paróquia São Sebastião já é centenária e a gente achou que deveria ser feito esse carinho de reconhecimento do papel forte da Igreja católica na formação da cidade”.

O projeto de lei foi proposto pela própria administração municipal e aprovada de forma unânime pela Câmara de Vereadores. Stewand enfatiza a parceria histórica e centenária entre a Igreja e a cidade de Afonso Claudio: “é importante mais do que nunca a gente reconhecer esse papel, a Festa de São Sebastião como símbolo de fé e devoção da cidade”.

Paróquia São Sebastião do Alto Guandu

Criada em 1899, a paróquia São Sebastião do Alto Guandu é a maior paróquia da Arquidiocese de Vitória, composta por 36 comunidades localizadas em todo território do município de Afonso Cláudio, área serrana do estado. As comunidades são divididas em 11 setores desde o centro da cidade até algumas vilas e comunidades rurais. Uma curiosidade é que a paróquia faz divisa com as 3 dioceses: Cachoeiro, Colatina e Governador Valadares. Inaugurada em 07 de Setembro de 1949 a igreja  Matriz  teve sua construção através de recursos doados pelo povo: os bancos, os sinos, o relógio, os vitrais, todo o material assim também como a construção em si.

É forte a devoção à figura singular do mártir São Sebastião, invocado como protetor contra os maiores males que podem assolar a existência humana: a peste, a fome e a guerra. Essa devoção veio de quando a paróquia era da província do Rio de Janeiro, inclusive por isso seu padroeiro é São Sebastião, porque ele também é o padroeiro do estado fluminense. A imagem do presbitério também veio do Rio de Janeiro. Ainda existe uma devoção mariana muito grande a Nossa Senhora de Lourdes, tanto que a paróquia foi desmembrada no ano de 2022 e a nova paróquia que surgiu foi dedicada a esta padroeira. Todo dia 11 é realizado na Igreja Matriz a missa votiva.

Veja alguns registros de festas anteriores:

 

 

 

 

Compartilhe:

VÍDEOS

segunda-feira 26 fevereiro
terça-feira 27 fevereiro
segunda-feira 4 março
Nenhum evento encontrado!

Facebook