Festa do apóstolo do Brasil, São José de Anchieta

Ele se destacou por sua ação no Espírito Santo, escolheu a Anchieta para passar seus últimos e deixou marcas que a história jamais vai esquecer: São José de Anchieta, o apóstolo do Brasil, como ficou conhecido.

 

Foi reconhecido como santo pela Igreja em 24 de abril de 2014 por decreto do Papa Francisco e é celebrado no dia 9 de junho, data de sua morte (1597) aos 63 anos.

 

De origem espanhola, São José de Anchieta viveu 43 anos no Brasil. Dedicou-se à evangelização dos indígenas, aprendeu a língua tupi em 1 ano, serviu-se do teatro para traduzir a mensagem do Evangelho e teve participação na construção de colégios, igrejas e até cidades. Para cumprir promessa feita durante cativeiro na revolta da tribo dos Tamoios contra a coroa portuguesa, compôs um lindo hino a Nossa Senhora que escreveu na areia.

 

Anchieta está em festa e o Estado do Espírito Santo inteiro celebra a vida deste santo, considerado um modelo de catequista e foi declarado Padroeiro dos catequistas do Brasil em setembro do mesmo ano de sua canonização (2014).

 

Amanhã (dia 9), padre Nilson Marostica, sacerdote jesuíta e reitor do Santuário Nacional São José de Anchieta, preside missa solene às 19h. A missa será transmitida pela página do facebook da Arquidiocese de Vitória. Acesse @arquidiocesevitoria

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
domingo 18 abril
sexta-feira 23 abril
terça-feira 27 abril
quarta-feira 28 abril
Nenhum evento encontrado!