A partir desta quinta-feira (27/4), começa a Festa do Bom Pastor, na Praia da Costa. O evento será realizado até domingo, 30 de abril, para honrar e celebrar o padroeiro da paróquia. Serão quatro dias de atividades, sendo que nas noites de quinta a sábado haverá barraquinhas e animação após cada missa. O evento é aberto ao público.
Na noite do primeiro dia do Tríduo Bom Pastor, às 19h30, acontece a celebração com Padre Ruan Coutinho e Padre Alessandro Campos. Na sequência, após a missa, terá música ao vivo com o cantor Coquinho. Na sexta-feira (28), no mesmo horário, o Tríduo será realizado pelo Padre Jorge Campos, Vigário Geral na Arquidiocese e reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha. Após a missa, haverá a Noite Caipira, com a participação da banda sertaneja Irmãos Valli.
Já no sábado (29), a missa acontece às 19 horas e será celebrada pelo Padre Gudialace Oliveira. A animação após a missa será com grupo folclórico italiano, Trio Gioco di Morra, seguida do tradicional tombo da polenta com a equipe do município de Alfredo Chaves. Será a primeira vez que estarão na Praia da Costa para participar da Festa e tombar a polenta em Vila Velha, na Praça Bom Pastor.
De acordo com o Pároco Edemar Endringer, este domingo (30/4), o quarto do Tempo Pascal, e é o dia em que a Igreja celebra o Bom Pastor, que dá a vida pelas suas ovelhas.
“Trechos do capítulo 10 do Evangelho segundo João, contam que Jesus foi apresentado como ‘o Pastor modelo’. Ele ama, de forma gratuita e desinteressada, as suas ovelhas. E é capaz de dar a vida por elas. Com esse significado e essa intenção é que vamos celebrar até domingo. A Paróquia Bom Pastor Praia da Costa e eu convidamos você a vir comemorar esse momento especial, com muita alegria e devoção na Festa do Bom Pastor”, ressaltou Padre Edemar.
Para finalizar as comemorações, no domingo (30), haverá a realização de missas em três momentos diferentes. Pela manhã, às 8 horas, acontece a Missa Solene, com a presença de Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória. Logo depois, às 10h30, acontece a missa com o Padre Edemar. E no final da tarde, a partir das 17h30, acontece a Missa de Encerramento.
No decorrer de todos os dias do Tríduo também estará, simultaneamente, correndo uma rifa de Ação entre amigos, com três prêmios. Para primeiro, o prêmio será em dinheiro, no valor de R$ 10.000,00. O segundo prêmio contemplará o ganhador com um anel com pedra ametista, em formato de gota. Já o terceiro prêmio será um cordão de ouro, de fio italiano, com um pingente de Nossa Senhora Aparecida, cravejado com brilhantes e safira azul.
Os bilhetes da rifa podem ser adquiridos na Secretaria da paróquia (até sexta-feira, de 8 às 17 horas) e após as missas da semana. O sorteio será na noite de domingo, logo depois da Missa de Encerramento, que acontece a partir das 17h30. Toda a renda arrecadada durante a Festa será revertida para a obra da nova Matriz.
A Festa do Bom Pastor 2023 é uma realização da Paróquia Bom Pastor Praia da Costa e correalização da Mitra Arquidiocesana de Vitória, com patrocínio de A.S Materiais de Construção, Frigorífico Frincarnes, Gonçalves Rei do Piso e Javé Construtora, e apoio da Prefeitura Municipal de Vila Velha.
Fonte: Pascom – Paróquia Bom Pastor Praia da Costa