Festa do Patrimônio Imaterial de Cariacica

6 agosto, 2020

Hoje dia 06 de agosto a Igreja comemora a Transfiguração de Jesus Cristo. A transfiguração de Jesus aconteceu no alto do Monte Tabor, onde os apóstolos Pedro, Tiago e João viram o rosto de Jesus brilhar como o sol e as suas roupas ficarem brancas como a luz.

 

O dia da festa da Transfiguração é também a festa do Senhor Bom Jesus, imagem venerada pelo povo que retrata, em suas diferenças regionais, sempre o Senhor Jesus sofredor, flagelado, açoitado, coroado de espinhos, preso e torturado.

 

A imagem do Bom Jesus é de Jesus coroado de espinhos, coberto com um manto vermelho. Essa imagem é conhecida também como “Ecce Homo”, palavras em latim que foram pronunciadas por Pôncio Pilatos ao apresentar Jesus Cristo aos Judeus. Em português significa “Eis o Homem”.

 

Na Arquidiocese de Vitória a festa acontece no município de Cariacica, na Paróquia Bom Jesus, no bairro Novo Horizonte. A paróquia tem 20 anos de dedicação ao Bom Jesus. A festa foi crescendo a cada ano. Uma das tradições da festa é a Romaria do Lavradores que comemorou esse ano 105 anos de tradição.

 

“Na ‘velha normalidade’ estaria sendo comemorado no Convento da Penha com as 15 comunidades, subindo o convento com a imagem do Bom Jesus, celebrando a Romaria do Lavradores”, comenta Padre Carlos o pároco da Paróquia Bom Jesus.

 

A festa do Bom Jesus é de grande importância para o município. No dia 16 de maio de 2016 foi reconhecida como Patrimônio Religioso Imaterial do Município de Cariacica. Tradicionalmente a peregrinação do Bom Jesus é aberta com a caminhada da Cruz da Misericórdia. São 15 dias de missas e procissões, passando por todas as comunidades. Encerrava a peregrinação com uma carreata, e o almoço comunitário. Depois de encerramento da carreata dava início ao Oitavário e nos últimos 3 dias acontecia a festa social de rua, com bandas, e Missa Solene. No penúltimo dia acontecia o Trio da Juventude que saia da Comunidade Santa Rita – Mucuri, até a Comunidade Matriz – Novo Horizonte. No último dia da festa realizava-se, o ciclismo na alvorada festiva. O ciclismo sai da Matriz no Novo Horizonte e vai até a Comunidade Roda D’Água, dá aproximadamente 8 km, ao chegar em Roda D’Água tem a celebração da Palavra, o café partilhado e depois retornam e encerra o ciclismo na Matriz. Ao todo seriam 23 dias de festa.

 

Devido a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), impossibilitando a aglomeração e recomendando o afastamento social a paróquia precisou inovar para esse ano de 2020. A abertura da festa ficou por conta de uma Live que garantiu a união e participação dos paroquianos.

 

“Esse ano como ficamos limitados devido a Pandemia, abrimos os festejos com uma Live, que garantiu o brilho da festa, o fervor da festa”, comenta Pe. Carlos.

 

Por conta da Pandemia do novo coronavirus (Covid-19) a festa precisou ser reduzida e passou a ser online. Os encontros tradicionais como a Romaria dos Lavradores e a peregrinação do Bom Jesus, não puderam acontecer. Os festejos deste ano aconteceram de forma online, teve início no dia 01 agosto com uma linda Live (acesse:https://www.youtube.com/watch?v=Zeybns3y9p4) e no sábado dia 02 de agosto aconteceu a tradicional missa da Romaria dos Lavradores. (Acesse o link para ver como foi a celebração: https://www.youtube.com/watch?v=n2HHLWt4C0k) durante todos os dias da semana às 19h30, a missa foi sempre celebrada por um padre convidado.

 

“A festa termina no domingo (09). De manhã tem a missa às 8 horas e logo em seguida haverá uma carreata com o Bom Jesus. Às 19h30 será a Missa Solene celebrada por mim, para encerrar todos os festejos ao Bom Jesus”, relata Pe. Carlos.

 

Acompanhe todos os festejos da festa do Bom Jesus através do YouTube Paróquia Bom Jesus (https://www.youtube.com/channel/UCLrxmsVlESNTV0DAe0q-sjw )

 

Jesus Libertador

Também em Cariacica, na Paróquia Jesus Libertador no bairro Castelo Branco, acontecerá os festejos. Como Jesus Libertador não tem um dia de festa específico a paróquia decretou o dia da festa no dia do Bom Jesus.

Para a comemoração dessa data, acontecerá Missa Campal nos dias 06, 07 e 08 de agosto, às 19h30. No domingo a Missa acontecerá às 15 horas e logo em seguida a carreata. Toda a programação da festa ocorrerá no Centro de Formação Castelo Branco. Quem quiser, poderá acompanhar tudo pelo Facebook – Paróquia Jesus Libertador (https://www.facebook.com/Par%C3%B3quia-Jesus-Libertador-741255219416348)

 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sexta-feira 1 outubro
domingo 3 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por