Festa do patrono dos Escolápios

25 agosto, 2021

Nascido em Aragão, na Espanha, em uma família nobre, São José de Calasanz é o fundador da Congregação Paulina dos Pobres da Mãe de Deus das Pias Escolas, chamados Escolápios. Ele recebeu uma boa educação religiosa e foi ordenado sacerdote aos 28 anos. Durante sua vida entendeu que sua missão era salvar os jovens pobres da degradação, através de uma educação regular, não se limitando ao catecismo dominical que recebiam dos sacerdotes.

José de Calasanz abriu a primeira escola gratuita da Europa para jovens das classes sociais mais pobres. Ele considerava a instrução como um direito prioritário do homem e dos mais necessitados, e como tal, não devia ser apenas um gesto de caridade, mas um ato de justiça social. Naquele tempo as escolas eram negócio privado e a instrução e o acesso à cultura eram um direito reconhecido exclusivamente as classes mais ricas.

Em 1617, São José de Calasanz sentiu a necessidade de dar uma espécie de “garantia” às suas escolas e com a aprovação do Papa, fundou a Congregação Paulina dos Pobres da Mãe de Deus das Pias Escolas. Em 1622, com a bênção do Papa Gregório XV, a Congregação tornou-se Ordem Regular. Sofreu perseguição dos conservadores e passou por grandes sofrimentos físicos e espirituais.

O padroeiro universal de todas as escolas populares cristãs do mundo, proclamado pelo papa Pio XII, em 1948, concluiu sua vida terrena no ano de 1648, sem ver a reconstituição da sua Congregação, que foi, novamente, reconhecida como Ordem religiosa, no ano de 1699. São José de Calasanz foi sepultado em Roma, canonizado por Clemente XIII, em 1767.

Com informações do site Vatican News. 

Paróquia São José de Calasanz 

Na Arquidiocese de Vitória existe uma Paróquia dedicada a São José de Calasanz que foi criada em maio de 2008. Foram desmembradas 10 comunidades das 22 que formavam a grande Paróquia São Francisco de Assis. A Paróquia engloba três bairros bairros: Feu Rosa, Vila Nova de Colares, Nova Zelândia e Boulevard Lagoa.

Perante os inúmeros desafios encontrados, as CEBs da Paróquia São José de Calasanz respondem com pastorais, atividades e propostas que tentam resgatar a vida do povo sofredor, sobretudo dos menores e dos mais pobres.
Desde o início a paróquia é administrada pelos padres Escolápios que vivem com orgulho o crescimento desta Igreja. Eles animam e acompanham as iniciativas e propostas que buscam o serviço à vida.

Atualmente a paróquia tem como pároco: padre Fernando Aguinaga Huici, Sch.P; como vigário padre José Luis Zabalza Zamarbide, Sch.P e como padres Assistentes: Wilson Siles Lima, Sch.P e Ivomar de Souza Cordeiro, Sch.P. Na programação da festa hoje acontece uma missa às 19h30 com transmissão; no sábado (28) às 18h será realizada a Oração de Taizé com a juventude e o encerramento acontece domingo (29) com a missa do padroeiro nas comunidades, seguindo o horário da agenda mensal.

Siga as redes sociais da paróquia:

Facebook: https://www.facebook.com/ParoquiaCalasanz/

Instagram: https://instagram.com/paroquiasaojosedecalasanz?utm_medium=copy_link

Confira a programação:

 

 

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 27 novembro
terça-feira 29 novembro
quarta-feira 30 novembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook