Festa Nacional de São José de Anchieta será virtualmente

29 maio, 2021

Festa em honra ao Santo que viveu e morreu em terras capixabas, São José de Anchieta, será marcada pelas demonstrações de fé e devoção virtualmente

 

Já pode marcar seu calendário, pois a tradicional Festa em Honra a São José de Anchieta se aproxima. Com o tema “Ver novas todas as coisas em Cristo”, as festividades terão início na segunda-feira, dia 31 de maio, e vão durar 10 dias.

 

O Santuário Nacional de São José de Anchieta já se prepara para receber um número maior de visitantes e devotos. A festa deste ano vai ser permeada por vídeos, depoimentos e testemunhos sobre a presença dos jesuítas em Anchieta, já que o tema da celebração é o mesmo do Ano Inaciano, comemorando os 500 anos da conversão de Santo Inácio de Loyola, fundador da Ordem dos Jesuítas.

 

A sétima edição da Festa Nacional em honra ao Padroeiro do Brasil acontecerá, pelo segundo ano consecutivo, de maneira online, contando apenas com um pequeno número de fiéis presentes nas missas. Apesar dessa pequena adaptação em decorrência da pandemia que estamos vivendo, o reitor do Santuário responsável pela organização do evento, Pe. Nilson Marostica SJ., garante que a participação e a devoção dos fiéis e peregrinos não serão abaladas.

 

“Todo ano, recebemos muitos peregrinos e devotos. Tudo indica que este ano não será diferente. Já começaram a aparecer muitos peregrinos e devotos que visitam o Santuário, e eles querem rezar na Cela do Padre Anchieta e visitar o templo e o entorno”, conta o religioso.

 

Tradicionalmente, a solenidade acontece para celebrar o dia da Páscoa do Santo Jesuíta, que viveu os seus últimos anos em terras capixabas e faleceu na cidade que hoje leva o seu nome. Em 2015, após sua canonização, São José de Anchieta passou a ser reconhecido como Padroeiro do Brasil, junto com Nossa Senhora Aparecida, e, desde então, muitas instituições têm visitado o Santuário, que começou a ser construído ainda durante a vida do santo padre.

 

Além de ser responsável pela catequização de muitos indígenas, José de Anchieta também era um grande taumaturgo, autor da primeira gramática em tupi e um grande construtor de civilização, aliás, foi ele quem lançou as bases do Cristianismo nesta terra de Santa Cruz.

 

Padre Nilson ainda deixa um recado para todos os fiéis e devotos, especialmente para os capixabas e anchietenses: “Não deixem de conhecer São José de Anchieta ou o Santuário, que passa por um processo de revitalização muito especial. Nossa terra foi habitada por um santo muito especial, que os capixabas em geral desconhecem. Muitos estrangeiros e brasileiros de outros estados vêm visitar São José de Anchieta e pedir sua intercessão para receber as graças de Deus”, afirma.

 

O primeiro dia da novena será marcado pela Procissão Luminosa, que contará com uma pequena participação das comunidades da paróquia local. Ao longo da semana, o Santuário receberá a visita de alguns padres de cidades vizinhas, que virão celebrar a grandiosidade da festa com seus irmãos jesuítas. No dia 09, o encerramento da solenidade será realizado com uma missa campal, presidida por Dom Luiz Lisboa, da Paróquia de Cachoeiro.

 

Para mais informações sobre o evento, confira abaixo a programação completa da festa:

 

FESTA DE SÃO JOSÉ DE ANCHIETA 2021

“Ver novas todas as coisas em Cristo”

De 31/05 a 02/06 – Novena e Missa às 19h | Transmitida ao vivo pelas redes sociais.

 

Dia 03/06 – Corpus Christi

15h – Procissão | Translado com o Santíssimo pelas ruas da cidade de Anchieta.

19h – Novena e Missa | Transmitida ao vivo pelas redes sociais.

 

De 04/06 a 09/06 – Novena e Missa às 19h | Transmitida ao vivo pelas redes sociais.

 

Dia 09/06 – Festa Nacional de São José de Anchieta

16h – Missa | transmitida ao vivo pelas redes sociais e pela TV Guarapari.

18h – Carreata pelas ruas da cidade de Anchieta.

 


10 mil seguidores no Instagram

Outro convite especial para a Festa deste ano é convidar um maior número de pessoas para acompanharem o perfil do Santuário no Instagram. Com o aumento do público vamos ampliar as possibilidades de interação e disponibilizar novos formatos de conteúdo. O acesso a mais ferramentas da plataforma é liberado quando o perfil alcançar o número de 10 mil seguidores.

 

Redes Sociais do Santuário Nacional de São José de Anchieta

Instagram @santuariodeanchieta

Facebook @santuariodeanchieta

YouTube TV Santuário de Anchieta

Site www.santuariodeanchieta.com

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 24 junho
sábado 26 junho
domingo 27 junho
segunda-feira 28 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por