Festa Santa Maria Goretti

29 junho, 2021

No próximo dia 6 de julho será celebrada a Festa de Santa Maria Goretti que foi uma virgem, mártir e alcançou muitos milagres após a sua morte. Santa Maria Goretti nasceu na cidade de Corinaldo, Itália, no ano de 1890. Era filha de Luigi Goretti e de Assunta Carlini e morreu ainda menina ao resistir as tentativas de sedução de Alexandre, filho de um fazendeiro, que a golpeou com 14 facadas.

Mesmo em suas últimas horas de vida ela perdoou o seu assassino e confidenciou a sua mãe: “Sim, o perdoo… Lá no céu, rogarei para que ele se arrependa… Quero que ele esteja junto comigo na glória eterna”. Alexandre foi sentenciado a prisão, onde se converteu após ter uma visão de Maria Goretti apanhando flores e oferecendo-as a ele.

Em 1947, Santa Maria Goretti foi beatificada pelo Papa Pio XII, que apareceu no “Balcão de São Pedro” com a mãe de Maria, três das suas irmãs e irmãos. Em 1950 ela foi canonizada pela sua pureza e uma grande multidão compareceu a cerimonia. Alexandre estava ainda vivo e também participou. Na época de sua canonização já haviam sido verificados e certificados cerca de 40 milagres resultados de sua intercessão. Santa Maria Goretti é considerada padroeira das adolescentes e da castidade.

Na Arquidiocese de Vitória, no bairro Jardim América, em Cariacica, existe uma paróquia dedicada a Santa Maria Goretti há 68 anos. Com 13 comunidades, a paróquia tem como pároco padre Roberto Moreira assumiu no último dia 17 de junho de 2021. A festa está acontecendo de 27 de junho e vai até 6 de julho, dia da solenidade da padroeira. Os festejos estão sendo planejados com muito empenho e alegria.

“Todos os anos celebramos com alegria esta Solenidade. Infelizmente, devido à pandemia do Covid-19, tivemos que nos readequar e nos reorganizar para que a festa acontecesse sem aglomerações.  Entretanto, ela acontecerá de forma semipresencial: com participação de fiéis dentro dos limites estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde e com transmissão ao vivo pelas redes sociais de nossa Paróquia”, explicou Elaine Cristina Sian, Coordenadora Paroquial Pascom.

Jorge Mendonça é coordenador da Comunidade Matriz e destaca: “estamos nos adaptando ao novo normal. Temos uma comunidade paroquial extremamente participativa e que está sempre disposta a nos ajudar. Focamos em todos os detalhes, além da aquisição de novos equipamentos audiovisuais, computadores, microfones, provedor para transmissão das Missas e eventos paroquiais, buscando fazer sempre o melhor também para aqueles que irão participar, de casa, através das redes sociais”.

Todos os dias um celebrante diferente participa da festa da padroeira Santa Maria Goretti. Diariamente estão tendo quitutes preparados por pessoas devidamente equipadas e sem nenhuma aglomeração; estão disponibilizando o Drive Thru e entrega Delivery, com as vendas pelo WhatsApp; Além de lives durante as comemorações com personalidades diferentes todos os dias. Toda a arrecadação será destinada para a reconstrução da Igreja Matriz que passa por reforma.

FESTA DE SANTA MARIA GORETTI 2021
27 de junho a 6 de julho
Domingo      27/06 7h Missa de abertura Pe. Roberto Moreira, CP
9h Missa Pe. Roberto Luiz, CP (Pe. Beto)
15h30 Live – Abertura oficial da festa Pe. Roberto Moreira, CP
16h Live conversa Pe. Elson, CP (Itália)
19h Missa Pe. Ribamar Divino, CP
Segunda- feira 28/06 19h30 Missa Pe. Diego Carvalho               Paróquia Sagrada Família, Guarapari (ES)
20h30 Live Conversa Pe. Genilson Dalapícola (Pe. Nith)                               Paróquia Sagrada Família, Guarapari (ES)
Barraquinha virtual
Terça-feira   29/06 19h30 Missa Pe. Rodrigo Costa, CSsR   Paróquia Sagrada Família Cariacica (ES)
20h30 Live Conversa Pe. Jackson Maioli, CP
  Barraquinha virtual
Quarta-feira 30/06 19h30 Missa Pe. Kremerson Giestas           Santuário Bom Pastor,        Cariacica (ES)
20h30 Live Conversa Pe. Vanderlan, CP
Barraquinha virtual
Quinta-feira 01/07 19h30 Missa Pe. Renato Criste                   Catedral – Vitória (ES)
20h30 Live Conversa Victor Franco, CP
Barraquinha virtual
Sexta-feira    02/07 19h30 Missa Dom Luiz Fernando Lisboa, CP Arcebispo Cachoero de Itapemirim
20h30 Live Conversa Silvana Chagas
Barraquinha virtual
Sábado          03/07 19h Missa Pe. Arthur Juliatti                       Vice-reitor Seminário Arquidiocesano Vitória (ES)
21h Live Musical Simplesmente Paixão –                  com Ana Paula Franchini         direção musical de                    Marco Souza
Barraquinha virtual
       
Domingo      04/07 7h Missa Pe. Luiz Carlos Meneghetti, CP
9h Missa Pe. Luiz Claudio Alves Diniz, CP
10h Carreata
16h Live conversa Pe. Viola, CP (Itália)
19h Missa Pe. Genilson Dalapícola (Pe. Nith)                               Paróquia Sagrada Família, Guarapari (ES)
Barraquinha virtual
Segunda-feira 05/07 19h30 Missa Pe. Daniel Barros, CP
20h30 Live Conversa Marcus Tullius,                     Coordenador Geral da         PASCOM Brasil
Barraquinha virtual
Dia de Santa Maria Goretti
Terça-feira                                                                06/07 16h Missa Pe. Roberto Moreira, CP
19h30 Missa de encerramento Dom Frei Dario Campos, OFM
Barraquinha virtual

 

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quarta-feira 27 outubro
quinta-feira 28 outubro
sexta-feira 29 outubro
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por