Festejos de Santa Clara em Guarapari

11 agosto, 2022

A comunidade Santa Clara que faz parte da Paróquia São José em Guarapari volta a festejar sua padroeira, depois de dois anos. E hoje descrevem um pouco de sua história baseadas em cartas escritas por antigos participantes da Comunidade.

Em junho de 1986 nasce a comunidade Santa Clara, localizada no bairro Sol Nascente/Guarapari-ES.

Os primeiros encontros aconteceram na residência da família do Senhor João Lacerda e dona Geralda, como também na do Senhor Francisco Marchesi e Dona Iraci.

Na mesma época foi realizada a primeira missa na Casa do Sr. João Lacerda, na qual o Padre José Antônio Alvarez Muniz (em memória) propôs que na próxima missa fosse escolhido o nome do padroeiro(a). Posteriormente, a comunidade Santa Clara foi oficialmente nomeada.

Ao constatarem que o número de membros aumentava consideravelmente, foi cedido um galpão no mesmo bairro, pelo senhor Joel Correia e sua esposa dona Regina, para que acontecessem as celebrações da Palavra, missas e também a catequese, até que pudesse ser construído o templo.

Em 29 de novembro de 1987 aconteceu a primeira festa de santa Clara na comunidade, na qual o Sr. Paulino Aleixo Pena doou uma imagem da padroeira.

Nas ocasiões de festas aconteciam shows com artistas locais muito prestigiados naquele tempo. Aconteciam também campeonatos de futebol, os quais eram orientados pelo senhor Barnabé (em memória) e seu auxiliar o senhor. Pernambuco. O time contava com muitos jogadores dos quais se destacavam: Senhor Joel Correia, Gilberto Brambati e Ailton. Havia também apresentação de balé e outras danças, nas quais sempre se podia contar com a saudosa dona Lôla e sua turminha, vestidas elegantemente, alegrando assim os festejos.

Em 1988 iniciou-se a construção da capela no terreno onde a igreja se localiza, que fora obtido através do Padre José Antônio Alvarez Muniz. Na época, foi então solicitado ao Sr João Lacerda, Gilberto Brambati e Ailton que fizessem um esboço contendo as dimensões da obra. O escritório procurado pelo sacerdote naquele período, denominado “Possilga”, executou o projeto sem custo, pedindo apenas os materiais utilizados. Para tanto, a comunidade contou com a ajuda da paróquia, de arrecadações das festas e da população local.

Após a Santa Missa e a bênção Sacerdotal, o Padre José Antônio celebrou o lançamento da Pedra Fundamental, onde foram depositadas cópias dos documentos como: escritura do terreno em nome da Mitra Arquidiocesana de Vitória, projeto da obra, licenças liberadas pela prefeitura, entre outras, em uma caixa de alvenaria abaixo do piso do altar.

A comunidade já contou com pessoas que serviram como coordenadores gerais que citamos aqui: Dona Geralda, Dona Alice, Conceição, Sr. José Brandão, Dona Elizabeth, Sr. Joel Correia, Edvaldo Pires, José Luiz Guinhone, Ailton dos Santos, Jorge dos Santos, Vitório, Janete e José Antônio.

Siga o Instagram e fique por dentro de tudo o que acontece:

https://www.instagram.com/com.santaclara_guarapari/

https://www.instagram.com/paroquiasaojosedeguarapari/

Compartilhe:

VÍDEOS

sábado 4 fevereiro
domingo 5 fevereiro
Nenhum evento encontrado!

Facebook