Festejos de Santa Rita começaram

14 maio, 2021

No dia 22 de maio, os católicos celebram Santa Rita de Cássia, a santa italiana conhecida como padroeira das causas impossíveis. E neste ano, a Paróquia Santa Rita de Cássia, na Praia do Canto, em Vitória, preparou uma programação especial para que os fiéis possam mais uma vez, como em 2020, viver suas devoções mesmo na pandemia da Covid-19. Nomeada de Festa de Santa Rita Solidária, as comemorações já começaram!

O pároco frei Ademildo Gomes, explica melhor as celebrações. “Estamos com o mês inteiro de celebração. Temos momentos de fé, com as novenas, missas e lives, e também de ação solidária, incentivando os paroquianos a deixarem doações de alimentos não perecíveis aos pés da imagem da santa. O objetivo é arrecadar alimentos para serem doados às famílias que necessitam”, conta o frei.

E nesta semana, no dia 13, começou a Novena de Santa Rita. A programação é novena seguida de missa, sendo de segunda a sexta-feira, às 18h30, e no sábado e domingo, às 18h. Sempre transmitida ao vivo pelo YouTube da paróquia.  No dia 15, às 19h30, também pelo YouTube, será exibido um filme sobre a vida de Santa Rita protagonizado pelas crianças da catequese da paróquia. No dia 21, haverá um live musical com os freis da paróquia com alguns paroquianos.

A solução de celebrações online para a padroeira foi adotada pela paróquia no ano passado, quando se estava no início da pandemia e as igrejas estavam fechadas para celebrar com a presença de devotos. E os números confirmam que deu certo: uma média de 400 espectadores diários nas novenas, e milhares nas missas e súplicas do dia 22. Para este ano, espera-se números ainda maiores.

Por isso, mesmo com a igreja aberta para a participação dos fiéis nas celebrações, o pároco frisa que ainda estamos num momento delicado da pandemia, e incentiva os fiéis a ficarem em casa, vivendo os momentos de fé e devoção na segurança do lar.

“A paróquia segue as orientações dos órgãos de saúde, por isso, em todas as celebrações presenciais a igreja está com o número reduzido a 30% da capacidade do templo. Quando chegamos ao nosso limite, os portões são fechados. Então, para não ter o desconforto de chegar e precisar voltar para casa, é melhor que o devoto já esteja em casa, contemplando um pouco a vida e espiritualidade dessa santa agostiniana”, explica.

Dia de Santa Rita

Para celebrar o dia de Santa Rita de Cássia, 22 de maio, a paróquia manteve as celebrações que eram feitas nos anos anteriores, mas dessa vez, no formato de lives no Youtube. Serão missas e súplicas dedicadas à padroeira.

Os festejos começam às 7h, com missa presidida por frei João Antonio. Às 9h, súplica e bênção das rosa com frei José Carlos; às 10h30, súplica com frei João e às 12h, com frei Ademildo.  Às 15h, o arcebispo de Vitória, Dom Dario, preside a Missa Solene. Logo após, encerrando a festa da padroeira, o pároco frei Ademildo sai em cortejo com a imagem de Santa Rita de Cássia pelas ruas da Praia do Canto.

Acesse as redes sociais da paróquia e fique por dentro da programação completa:

www.facebook.com/paroquiasantaritavix

Instagram: @paroquiasantaritadecassia

www.youtube.com/paroquiasantaritavix

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 24 junho
sábado 26 junho
domingo 27 junho
segunda-feira 28 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por