Finados na área Vitória

31 outubro, 2022

Aproxima-se o dia de Finados e a liturgia da Igreja tem um momento especial de oração por todos os fiéis defuntos que estão no purgatório, isto é, aquelas almas que já se salvaram mas ainda não estão na glória celeste.

Após celebrar o dia de Todos os Santos, que acontece no dia 01 de novembro, somos convidados a interceder a Deus pelos nossos irmãos que estão aguardando a ida definitiva para o céu. Acreditamos que nossas orações podem abreviar o sofrimentos destes que encontram-se no purgatório, por isso neste dia, nossa comunhão, orações e esmolas devem ser em sufrágio dos irmãos que sofrem no Purgatório.

Mesmo a Igreja tendo rezado sempre pelos seus mortos, somente no século X , no ano de 1331, a Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos foi instituída oficialmente. Nasceu na França, com Santo Odilo que com o exemplo de sua caridade fraterna e compadecido até mesmo dos mortos, não cessava de rezar pelas almas do Purgatório.

Aliada a essa prática, a Igreja nos concede ainda nesse dia, a possibilidade de alcançarmos a Indulgência Plenária em favor dos fiéis defuntos, sendo necessário o exercício das seguintes práticas: “confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice.

Requer-se além disso rejeitar todo o apego ao pecado, qualquer que seja, mesmo venial. Soma-se a estes requisitos a visita ao cemitério com, ao menos, uma oração mental pelos fiéis defuntos ou a uma igreja ou oratório, rezando nesta mesma intenção um Pai-Nosso e o Credo”, conforme descrito na Constituição Apostólica Indulgentiarum Doctrina do Papa São Paulo VI.

Em nossa Arquidiocese, as paróquias da área pastoral de Vitória fizeram uma programação para celebrarmos esse dia e praticarmos nossa fé. Confira abaixo:

Paróquia São José – Maruípe

8h e 16h – Santa Missa no Cemitério Boa Vista, em Maruípe

10h – Santa Missa na Matriz São José

 

Paróquia São Pedro Apóstolo – São Pedro

8h – Santa Missa na Matriz

19h30 – Santa Missa na Comunidade São Pedro

 

Paróquia Santa Tereza de Calcutá – Itararé

8h – Santa Missa na Matriz

 

Paróquia São Pedro – Praia do Suá

8h e 18h30 – Santa Missa na Matriz

 

Paróquia Nossa Senhora das Graças – Jucutuquara

7h – Santa Missa na Matriz

8h30 – Santa Missa Com. Santa Mãe de Deus, Maria

10h – Santa Missa na Com. Nossa Senhora da Consolação

 

Paróquia São Francisco de Assis – Jardim da Penha

9h – Santa Missa na Comunidade Nossa Senhora Aparecida

9h – Santa Missa na Com. São João Batista

11h – Santa Missa na Com. Divino espírito Santo

12h – Santa Missa na Com. Santa Clara

19h30 – Santa Missa na Matriz

 

Paróquia Santa Rita de Cassia

7h e 18h30 – Santa Missa na Matriz

 

Catedral de Vitória

18h – Santa Missa

 

Igreja do Carmo – Centro de Vitória

9h – santa Missa

 

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 28 maio
quarta-feira 31 maio
Nenhum evento encontrado!

Facebook