Formação Permanente do Clero 2023

17 maio, 2023

 

Os padres do Regional Leste 3 da CNBB (Arquidiocese de Vitória, Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Diocese de Colatina e Diocese de São Mateus) estão reunidos na Casa de Retiro São Francisco Xavier, em Santa Isabel, Distrito de Domingos Martins, desde o último dia 15 de maio, para o Encontro anual de Formação Permanente do Clero. No total são 162 padres e 5 bispos reunidos.

O tema desta semana formativa em 2023 é “A consciência moral e sua incidência na vida dos Presbíteros: medos e fracassos”. Quem está assessorando as reflexões é o padre José Rafael Solano Durán, presbítero da Arquidiocese de Londrina – PR, Mestre e Doutor em Teologia Moral pela PUC e pós doutor em Teologia Moral e Família pelo Pontifício Instituto Teológico João Paulo II. 

Padre Diego Carvalho – Representante dos Presbíteros da Arquidiocese de Vitória – destaca que estes dias estão sendo uma chance de refletir sobre a identidade dos sacerdotes, seus medos e angústias: “é uma oportunidade de pensar sobre as emoções do sacerdotes, sobre a escolha que fizemos e ainda vamos fazer em nossa vida. É uma semana formativa, mas além disso uma semana de encontro com a identidade sacerdotal, sentimento que move o serviço das comunidades em que estamos inseridos”. 

O Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Dario Campos, fala sobre a importância do encontro: “é um momento de formação permanente, mas não só isso. É  convivência, é lazer, é estar junto, no almoço e jantar. Um momento de confraternização. Os  presbíteros do Estado do Espírito Santo se encontram para podermos dialogar de Norte a Sul, de Leste a Oeste, nas quatro dioceses. 

Dom Paulo Bosi Dal Bó, Bispo da Diocese de São Mateus, destaca que o momento é de integração, de estreitar os laços e comunhão entres os presbíteros: “Caminhamos juntos, é um encontro do Regional Leste 3 que vai além da dimensão intelectual, dado muito interessante que é uma integração, oportunidades convivência, de somar experiências e fortalecer este grupo. Juntos nos tornamos mais fortes”. 

Vivendo um período de pós pandemia, foi preciso olhar para a saúde mental dos padres. Durante os últimos anos aumentaram os casos de depressão entre os sacerdotes, inclusive o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, do Vaticano, publicou um documento em 2021 que se chama “Acompanhar pessoas com sofrimento psicológico no contexto da pandemia de covid-19: membros de um só corpo, amados por um único amor”.

“Existem 3 elementos que são perduráveis na vida humana: a consciência, a liberdade e a graça e a consciência ocupa o primeiro lugar porque ela é praticamente o sismógrafo de todas as nossas atividades. A consciência ilumina a decisão, ilumina a palavra e sobretudo a vida da pessoa em relação aos outros. Desde o ano passado o Clero do Leste 3 me convidou para analisarmos alguns tópicos, os elementos mais críticos que atravessamos todos nós presbíteros e bispos do mundo. Juntos estamos analisando o que está acontecendo conosco”, enfatiza o assessor padre José Rafael Solano Durán. 

Dom Lauro Sérgio Versiani – Bispo de Colatina – ressalta que “o padre para assumir um ministério ordenado da Igreja evidentemente precisa ser uma pessoa humana e capaz de compaixão e humanização e nós todos também temos as nossas necessidades. Então é preciso que haja essa caminhada e que nós nos apoiamos mutuamente, buscando a força na oração, na fraternidade, na capacitação para que possamos ajudar os outros, porque a graça supõe a natureza que precisa ser trabalhada”.

Neste clima de fraternidade presbiteral, o Bispo de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa, afirma que “quando nos ajudamos podemos muito fácil ultrapassar nossos limites, nossos problemas, as várias situações que nós padres encontramos”. E também faz um importante convite: “assim como nós rezamos pelo povo é importante que o povo também reze pelos seus padres, porque somos humanos e somos depositários das angústias de tanta gente”.   

A formação permanente dos presbíteros em 2023 se encerra na quinta-feira (18) e durante estes dias na programação acontecem missas, orações, momentos de confraternização, além das palestras conduzidas pelo padre José Rafael.  

Compartilhe:

VÍDEOS

domingo 28 maio
quarta-feira 31 maio
Nenhum evento encontrado!

Facebook