Formadores do Leste 3 participam de curso em Roma

10 novembro, 2022

O reitor do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Penha, de Vitória, padre Jorge Campos Ramos, e os reitores do Seminários de Cachoeiro (Pe. Thiago Vargas e Pe. Alci Monteiro), São Mateus (Pe. André Masarim) e de Colatina (Pe. Edgar Rigoni) , são alguns dos 100 sacerdotes da América Latina que participam até o dia 19 de novembro do Curso para Reitores e Formadores de Seminários, em Roma, na Itália.
Promovida pelo Dicastério para o Clero (Dicasterium pro Clericis), a programação contempla momentos de estudos, partilhas e celebrações. Hoje, dia 10, quinta-feira, os presbíteros celebraram a Santa Missa junto à Cátedra de São Pedro e tiveram uma audiência provada com o Santo Padre, o Papa Francisco. Compondo o quadro de formadores do Regional Leste 3, Padre Jorge destacou a oportunidade única de estar próximo ao Papa e do enriquecimento mútuo com as experiências de diálogo e estudo da Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis, documento publicado em 2016, em que a Igreja propõe um novo itinerário para a formação dos futuros presbíteros.
Lembra-nos o Papa Francisco que “o tema da formação sacerdotal é determinante para a missão da Igreja; a renovação da fé e o futuro das vocações só será possível se tivermos padres bem formados. A formação sacerdotal depende, em primeiro lugar, da ação de Deus na nossa vida e não das nossas atividades. É uma obra que requer a coragem de deixar-se plasmar pelo Senhor, para que transforme o nosso coração e a nossa vida”. (Discurso proferido pelo Papa Francisco em audiência aos participantes de congresso internacional promovido pela Congregação para o Clero, Outubro de 2017).
Rezemos por nosso reitor e por todos os participantes deste encontro, para que os trabalhos ali realizados tenham um bom êxito.
Compartilhe:

VÍDEOS

terça-feira 29 novembro
quarta-feira 30 novembro
Nenhum evento encontrado!

Facebook