Futuro padre retorna ao Pará

23 junho, 2021

Após sua ordenação como padre da Arquidiocese de Vitória, o diácono Ruan Coutinho da Cruz, vai retornar ao Pará, onde está responsável pelo projeto Missão Diocesana, na Diocese da Santíssima Conceição do Araguaia. Ruan chega em Vitória no dia 29 de junho – junto dos outros diáconos transitórios – para sua ordenação presbiteral que vai acontecer no dia 28 de agosto, no Santuário Bom Pastor, em Campo Grande, às 17h, e logo depois volta para concluir o trabalho que está realizando desde o início deste ano.

Ele conta que diferente dos outros diáconos, além de servir em uma paróquia, ele acompanha o projeto específico que recebe todos os anos um grupo de jovens de diversas paróquias para uma vida em comum em uma casa, local onde eles rezam, estudam e servem projetos sociais da cidade. Neste ano são 6 jovens: “é um ano de experiência missionária e eu fui colocado como responsável desta casa logo que cheguei. Se assemelha em muito a uma rotina de uma casa religiosa. Para os meninos que querem ir para o Seminário esse ano missionário já conta como propedêutico”, explica o diácono Ruan.

O retorno será só por 3 meses e o diácono explica que lá no Pará eles tem uma carência muito grande de ministros ordenados e quando ele se deparou que ia embora e não tinha ninguém para cuidar do projeto no segundo semestre deste ano. Então ele se colocou à disposição de Dom Dominique, que é o bispo de lá, e a Dom Dario que é o nosso Arcebispo Metropolitano para que ficasse este curto período para concluir o processo. “Será só por um tempo e no Natal eu quero já estar em Vitória com a minha família e com a minha Igreja de origem”, brinca diácono Ruan.

Sobre o Missão Diocesana

Na casa onde vivem os jovens, eles têm formação humano afetiva, introdução aos estudos bíblicos, obrigações com o zelo da casa, rezam as laudes, as vésperas, as completas, o terço e tem uma missa diária na Catedral que participam. “Além disso, tem um dado que para nós é muito diferente. É uma casa mista, que acolhe rapazes e moças que ficam em quartos separados, é claro, mas é uma experiência mista. Atualmente são 5 rapazes e uma menina e a maioria tem em torno de 18, 20 anos, além de um menor de idade e outro de 26 anos. Eles irão na minha ordenação, ganharam as passagens e vão ficar uma semana em Vitória”.

A experiência missionária do diácono Ruan, no Pará, foi intensificada pelo projeto que neste ano está acontecendo de forma excepcional: “todos os anos eles ficam dois meses em formação interna na sede da Catedral e depois vão morar em uma casa da periferia, mas por conta da pandemia, atualmente eles continuam morando na cidade só que todos os dias eles vão para os projetos sociais na periferia e é muito bonito. Inclusive quando Dom Dario esteve aqui, ficou encantado. Ele falou muito sobre o projeto, pois foi algo que ele gostou muito”.

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

quinta-feira 29 julho
sábado 31 julho
domingo 1 agosto
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por