Quase finalizando as reflexões à luz da Constituição Dogmática “Gaudium Et Spes”, o Formando Discípulos Missionários de Jesus – projeto da Arquidiocese de Vitória – chega nesta semana ao seu 8º encontro trazendo temas, vistos como urgentes pelo Concílio Vaticano II: a economia, a política e a Paz Mundial. O objetivo é que se orientem pelo propósito de promover a dignidade e vocação plena da pessoa humana. Padre Abel de Andrade elucida que os desafios apresentados inserem o homem num cenário de muitas vezes desigualdades sociais, de exploração, de miséria, de concentração de riquezas, desperdícios e desequilíbrios regionais e globais, principalmente agora no tempo que nós estamos vivendo.
“As questões climáticas nós também poderíamos colocar aqui. Mas o que nos apresenta talvez a “Gaudium Et Spes” aqui, com um olhar da fé e principalmente uma atuação entre os seres humanos é aquilo que a igreja nos ensina em sua doutrina social por meio do anúncio da Fé. O conceito afirma que somente através do respeito recíproco é possível alcançar, por exemplo, uma paz social. O bem comum é a razão principal da existência da comunidade política e jurídica; e uma economia onde promove a justiça e principalmente o desenvolvimento econômico à luz dos princípios cristãos”.
Acesse aqui o livro completo Formando Discípulos Missionários de Jesus à luz da Gaudium Et Spes
Ouça a explicação do Padre Abel de Andrade sobre o Oitavo encontro: “A vida Econômica Social, a Vida da Comunidade Política e a Promoção da Paz”.