Guardião do Convento da Penha celebrará a Festa de encerramento de Anchieta

31 maio, 2021

Está confirmado: o guardião do Convento da Penha, Frei Paulo Pereira celebrará a Missa de encerramento da Festa Nacional de São José de Anchieta. Um acontecimento inédito e histórico!

“São José de Anchieta sempre teve grande amizade com Frei Pedro Palácios. Assim, vamos nos aproximar dos nossos irmãos do Convento da Penha e celebrar a vida e a vitória do Frei Paulo sobre a Covid.”

Padre Nilson Maróstica, sj – Reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta

Para o Reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta, Padre Nilson Marostica, foram dois os principais motivos do convite. “São José de Anchieta sempre teve grande amizade com Frei Pedro Palácios. Assim, vamos nos aproximar dos nossos irmãos do Convento da Penha e celebrar a vida e a vitória do Frei Paulo sobre a Covid.”

Festa Nacional de São José de Anchieta começa na próxima segunda-feira, dia 31 de maio, e segue até o dia 09 de junho, dia de São José de Anchieta. As comemorações acontecem desde o Santuário Nacional de São José de Anchieta, que fica localizado a 90 km de Vitória, no município Anchieta, região sul do Espírito Santo, e será transmitido pelas redes sociais.

Frei Paulo que não pode estar no encerramento da Festa da Penha, pois estava na UTI, estará agora no encerramento da Festa de Anchieta. Uma grande novidade que é também um convite para o capixaba conhecer mais a história do Santuário e de São José de Anchieta, que é o padroeiro do Brasil. Por isso também, o Santuário começou uma campanha para incentivar o aumento do número de pessoas que seguem o perfil do Santuário no Instagram @santuariodeanchieta.

 

Frei Pedro Palácios e São José de Anchieta

A ligação entre o Convento da Penha e o Santuário Nacional de São José de Anchieta remonta à origem desses dois marcos históricos e culturais do estado do Espírito Santo. Frei Pedro Palácios, o franciscano que trouxe o quadro de Nossa Senhora das Alegrias e deu início à construção do Convento da Penha, foi contemporâneo e amigo do padre jesuíta José de Anchieta que, entre diversas obras que realizou no Brasil e aqui no estado, construiu a igreja de Nossa Senhora da Assunção, na aldeia de Reritiba, a mesma igreja que hoje integra o Santuário de Anchieta. Frei Pedro Palácios faleceu em 1570 e foi sepultado no Convento da Penha. Já o Padre José de Anchieta morreu em Reritiba, hoje município de Anchieta, e foi sepultado na Igreja de São Tiago, atual Palácio Anchieta.

 

1558 – Chega à Capitania do Espírito Santo o irmão leigo franciscano, Frei Pedro Palácios, fundador do Convento de Nossa Senhora da Penha.

1566 – Início da construção da ermida de Nossa Senhora da Penha do Espírito Santo por Frei Pedro Palácios

1570 – Conclusão da construção da ermida de Nossa Senhora

1570 – Falece Frei Pedro Palácios na capela de São Francisco, no dia seguinte aos festejos da Penha. Seu corpo foi sepultado na ermida de Nossa Senhora da Penha.

1579 – São José de Anchieta dá início à construção da igreja de Nossa Senhora da Assunção em Reritiba (a igreja do complexo arquitetônico do Santuário Nacional de São José de Anchieta, em Anchieta).

1590 – No dia 15 de agosto, São José de Anchieta inaugura a igreja de Nossa Senhora da Assunção, na aldeia de Reritiba, com a encenação do Auto da Assunção.

1597 –  Falece São José de Anchieta, em Reritiba, e o cortejo segue até o Palácio Anchieta. Nas exéquias, é reconhecido como Apóstolo do Brasil.

Histórico e atual

“Vamos celebrar a vida e vitória do frei Paulo sobre a Covid.”

O contexto atual da pandemia transforma esse encontro em um momento histórico. Frei Paulo Pereira, franciscano, guardião do Convento da Penha não pode participar da Festa da Penha, a terceira maior festa mariana do Brasil, a festa da Padroeira do Espírito Santo, pois esteve internado e da UTI acompanhou pela tv e pela internet o oitavario, as Missas e as exéquias de seu confrade Frei Luis Flávio que foi sepultado aos pés do Convento, vítima da Covid.

Por isso, a presença do Frei Paulo trará para a Festa de São José de Anchieta, padroeiro do Brasil, a história e a realidade próxima a tantos brasileiros.

Franciscanos e jesuítas juntos

O Apóstolo e Padroeiro do Brasil, o Poeta da Virgem Maria terá a Missa de encerramento da Festa Nacional celebrada pelo frei franciscano, guardião do Convento da Penha.

Nossa Senhora da Penha é a padroeira do Espírito Santo. São José de Anchieta, Poeta da Virgem Maria, é padroeiro do Brasil.

Foi aqui no Espírito Santo que São José de Anchieta recebeu pela primeira vez o título de Apóstolo do Brasil. Nas celebração das exéquias, ao ser sepultado na, então, igreja de São Tiago, hoje Palácio Anchieta, sede do governo do Estado, que leva seu nome e conserva o primeiro túmulo de Anchieta. Por isso, também, memorial de São José de Anchieta.

Convento da Penha e São José de Anchieta

Dois importantes ícones do Espírito Santo, juntos! O Convento da Penha faz parte da identidade do capixaba. Com São José de Anchieta não foi diferente, também ele esteve diante daquela imagem, olhou nos olhos de Maria naquele quadro de Nossa Senhora das Alegrias e rezou, talvez um trecho do Poema que ele mesmo escreveu:

“Se pões em mim teus olhos suavíssimos,

ó Mãe, isto me basta:

ressurge em teu semblante toda a minha esperança!”

São José de Anchieta | Poema da virgem Maria

v. 2440

PROGRAMAÇÃO

FESTA DE SÃO JOSÉ DE ANCHIETA 2021

Ver novas todas as coisas em Cristo

De 31 de maio a 09 de junho

De 31/05 a 02/06 – Novena e Missa às 19h | Transmitida ao vivo pelas redes sociais.

Dia 03/06 – Corpus Christi

15h – Procissão | Translado com o Santíssimo pelas ruas da cidade de Anchieta.

19h – Novena e Missa | Transmitida ao vivo pelas redes sociais.

De 04/06 a 09/06 – Novena e Missa às 19h | Transmitida ao vivo pelas redes sociais.

Dia 09/06 – Festa Nacional de São José de Anchieta

16h – Missa | Transmitida ao vivo pelas redes sociais e pela TV Guarapari.

18h – Carreata pelas ruas da cidade de Anchieta.

 Redes Sociais do Santuário Nacional de São José de Anchieta

Instagram @santuariodeanchieta

Facebook @santuariodeanchieta

YouTube TV Santuário de Anchieta

Site www.santuariodeanchieta.com

Compartilhe:
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

VÍDEOS

sábado 26 junho
domingo 27 junho
segunda-feira 28 junho
Nenhum evento encontrado!

Facebook

endereço

R. Soldado Abílio Santos, 47
Centro, Vitória – ES, 29015-620

assine nossa newsletter

Seja o primeiro a receber nossas novidades!

© Copyright Arquidiocese de Vitória. Feito com por