Há 03 anos se ouvia o Sim para o Sacerdócio e deste sim o povo de Deus ganhou dois padres de carisma incontestáveis: padre Claudio Moreira e padre Edmilson Boechat. Celebrar o aniversário de ordenação sacerdotal de um presbítero é celebrar a vida em sua forma mais sublime, é comemorar uma nova vida que começou lá atrás, quando de dentro do íntimo de cada um se descobriu esta vocação.
Sim, sacerdócio é vocação! É ouvir o chamado de Deus, é renúncia, é constante doação. Esse chamado faz-se trilhar um caminho no qual se abre mão de muitas coisas ditas importantes na vida, como da própria família, para assim ganhar várias famílias. Muitos amigos se afastam e outros chegam, é ganhar uma liberdade diferente, uma liberdade para dentro de si mesmo, é despir-se de si, para aí receber das mãos de Deus a coragem para seguir em frente, segurando a mão de nosso salvador.
Chovia muito na noite do dia 04 de setembro de 2018 quando os dois meninos Cláudio e Edmilson, subiram ao presbitério da Catedral Metropolitana de Vitória e disseram SIM. A ordenação ocorreu em meio ao 1° Congresso Eucarístico Arquidiocesano e se comemorava também o jubileu de 60 anos da Arquidiocese de Vitória. Coube ao Arcebispo Dom Luiz Mancilha Vilela conduzir esta celebração.
Subiram dois meninos e desceram dois homens, homens de Deus. Esses pastores de pés descalços seguiram por caminhos diferentes até se reencontrarem na mesma área em 2020, coisas da vida, coisas de Deus. Deus é assim, quis deixá-los perto.
Padre Edmilson diz que “Em atenção a Tua Palavra, lançarei as redes” (Lc 5,5) e faz isso na paróquia São Francisco de Assis, em Porto de Santana. Já o padre Cláudio nos ensina: “Não tenhas medo, chamei-te pelo teu nome: tu és meu.” (Is. 4,1) na paróquia Santíssima Trindade em Vila Capixaba.
Nós os paroquianos e ovelhas destes pastores os parabenizamos por esse dia e temos o privilégio de fazer parte desde o início da caminhada, afinal são os 3 primeiros anos de um sacerdócio que ainda renderá belos frutos para a nossa Santa Igreja.
Por Sérgio Renato – Coordenador da Pascom da Paróquia São Francisco de Assis de Porto de Santana